A editora Boitempo registrou ontem (16) no ISBN o livro O Capital no Antropoceno (Hitoshinsei no “Shihonron”), de Kohei Saito. Ainda não há uma data de lançamento anunciada.

O livro de 2020 discute, com base nos escritos de Karl Marx (1818-1883) sobre ecologia e ciências naturais, como o descrescimento econômico é uma forma de combater as mudanças climáticas. E que o resultado a ser atingido é impossível com o modelo capitalista. Essa desaceleração se daria através de reformas trabalhistas e de produção, ao contrário da produção em massa, escassez artificial e acúmulo de capital.

imagem: capa da versão japonesa do livro o capital no antropoceno.

Divulgação: Shueisha.

A obra foi bem recebida no Japão, vendendo mais de 500 mil cópias. As vendas também levaram a um novo interesse pelo Marxismo em terras japonesas, com lojas afirmando terem um aumento na procura de livros sobre o tema.

Kohei Saito é filósofo e professor associado na Universidade de Tóquio, onde trabalha com ecologia e economia política por uma perspectiva marxista. Em 2021, o seu livro foi eleito um dos melhores do ano pelo Prêmio dos Livros Asiáticos.

Outro livro de Saito publicado pela Boitempo foi O Ecossocialismo de Karl Marx: Capitalismo, Natureza e a Crítica Inacabada à Economia Política, em 2021.


Fonte: ISBN