Faleceu nesta segunda-feira (19) o ator Dráusio de Oliveira, um dos grandes veteranos da dublagem brasileira. O ator tinha 92 anos e havia anunciado a sua aposentadoria do meio no início deste ano. A causa da morte não foi informada e o velório acontece nesta terça (20), no Cemitério Congonhas.

Dráusio iniciou sua carreira na televisão já nos anos 1950, quando a então TV Paulista pertencia ao grupo OVC (Organizações Victor Costa). Atuou em algumas novelas quando as produções ainda eram encenadas ao vivo.

Na virada nos anos 1950 para os 60, iniciou o trabalho na dublagem, em estúdios como Gravasom e AIC. Entre seus trabalhos de maior destaque estiveram o Major Roger Healey em Jeannie é Um Gênio, além do Capitão Steve Burton em Terra da Gigantes. Um de seus personagens favoritos foi Ted Lawson, em Super Vicky, que segundo suas palavras era uma diversão para gravar. Outro destaque viria nos 2000, ao dublar o ator Sean Bean como Boromir na saga O Senhor dos Anéis.

Na década de 1970, esteve à frente de um projeto de áudio-livros voltados a cegos, desenvolvido junto à Fundação Para o Livro do Cego.

Para os fãs de animação japonesa, especialmente d’Os Cavaleiros do Zodíaco, Dráusio é lembrado como Abel, vilão do filme longa-metragem exibido com grande sucesso nos cinemas brasileiros em 1995. Ele reprisou o papel em 2007, quando a produção foi redublada pela Dubrasil para lançamento em DVD.

Entre outros personagens em animês, o veterano emprestou sua voz para o Toutousai de InuYasha, Gill em Bakugan, Seijiro Kira em Super Onze, Hasan em Yu-Gi-Oh!, além da Bíblia na dublagem clássica de Superbook. Dráusio também substituiu Wellington Lima como o Professor Carvalho durante algumas temporadas em que Pokémon foi dublado no estúdio Centauro. Em Os Seis Biônicos, uma produção americana com animação produzida no Japão, foi o Jack, líder da família de heróis.

O ator também teve uma breve passagem pelo tokusatsu em Cybercop, onde dublou o Doutor Ploid.

Segundo o amigo e colega de trabalho Carlos Falat, sua última escala em dublagem ainda é inédita. A produção foi dirigida por Falat, que escalou Dráusio para um papel ainda desconhecido.

Deixamos os nossos sentimentos aos amigos e familiares.


Fonte: Dublapedia, Carlos Falat