Em um seminário na TIFFCOM, evento do Tokyo Film Festival voltado ao mercado, foi discutido o estado atual da indústria japonesa de animação, que sofreu os eventos da pandemia de COVID-19 em 2020.
Os números de 2021, no entanto, demonstram um crescimento de 9% sobre os de 2019 — com um total de 18,4 bilhões de dólares acumulados (o cálculo inclui os conteúdos para TV, cinema, etc, e também músicas, produtos, entretenimento ao vivo, etc), dando claros sinais de recuperação.
Na visão dos participantes do painel, o editor-chefe do Relatório da Indústria de Animação Masuma Hiromichi e o conselheiro do setor de programação do TIFF Fujitsu Ryota, isso pode ter acontecido pela agilidade dos estúdios em mudar para o trabalho remoto mantendo o nível de produção alto. Além disso, uma série de títulos que estavam em diferentes momentos de produção e precisaram parar em 2020 puderam ser retomados em 2021. As vendas de merchandising também foram altas, assim como a demanda por serviços de streaming.
Contudo, o maior contribuinte foi o mercado estrangeiro, que representou quase 48% dos lucros em 2021 — ano passado, o mercado estrangeiro também superou o doméstico (9,6 bilhões versus 8,8 bilhões). Mesmo o cenário parecendo bom, os estúdios tiveram aumentos de custo devido às medidas da pandemia e aumento de gasto de pessoal (incluindo treinamento para lidar com a produção digitalizada).
Uma preocupação da indústria é a Netflix, que está investindo bastante em animê mas não revela muito de seus planos — eles poderiam mudar repentinamente, o que causa certa ansiedade na indústria. Outra questão é a China, um dos maiores mercados de animê, mas que também poderia implementar mudanças desfavoráveis para a indústria japonesa a qualquer momento.
Matsuda também questiona o futuro de streaming: o mercado de vídeo estava em alta há 20 anos, mas agora está em queda. Para ele, o streaming, que começou nos anos 2000, está agora em seu auge, mas qual poderia ser a próxima mídia?
Fonte: Variety
a falha do streaming está na venda por exclusividade
estúdios e direção de produções japonesas são burros quanto ao mercado ocidental
em quanto no Japão eles fazem certo, permitindo a exibição de uma mesma produção em vários serviços, dando opção ao espectador e vendendo a licença de transmissão a muitos mais serviços
aqui eles repassam sob um sistema de exclusividade, onde vc só poderia assistir na crunchyroll ou hidive, ou raros casos serviços de catalogo mais diversificado… é uma visão burra de mercado, por isso está empacado
Satisfação ver isso ocorrendo, ainda mais superando o ocidente que te vindo fraco em conteúdos, mangás e animes estão dominando. Meu único receio é que fique pop demais…
O mercado chinês pro mercado de animes japoneses pode começar a ficar complicado a medida que a China começar a impor sanções aos aliados de Taiwan nos próximos anos.
O PCCh está tomando um caminho ultranacionalista e parte da cúpula ainda culpa a invasão do Japão pela situação de impasse em Taiwan, a guerra fria 2.0 dos EUA agravou muito a situação. Aquilo é um barril de pólvora.
O mercado de animes chineses está bombando, seja 2D ou CGI, e está até usando mão de obra japonesa nas produções. Daqui a pouco, tirando títulos de repercussão como Spy x Family, a China deve parar de importar animes japoneses e isso vai impactar o mercado em cheio.