Mais um grande veterano da dublagem paulista nos deixou este ano. Faleceu nesta terça (01), aos 76 anos, o ator Antonio Moreno, um dos nomes mais respeitados do meio. A causa da morte não foi revelada.

Natural de Botucatu, Moreno iniciou na dublagem em 1969, no estúdio AIC. Como vários de sua época, fez carreira no rádio antes de adentrar esse universo. Seu vozeirão marcou presença em uma infinidade de produções, com destaque para sua interpretação em filmes de atores como Morgan Freeman, Sean Connery, Charles Bronson, dentre vários outros.

Em animês, entre os trabalhos mais conhecidos, foi o vilão Bison no clássico Street Fighter II V, o Sorento de Sirene na redublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco e o Basque Grand em todas as versões de Fullmetal Alchemist. Ativo, seguiu imprimindo sua voz até este ano, aparecendo em lançamentos recentes como o Heihachi de Tekken: Bloodline e o Barba Branca de One Piece.

Já em tokusatsu, dublou o Guila no episódio 20 de Jaspion e o Ultraman Belial nos filmes Ultraman: Mega Batalha Ultra e Ultraman Zero: A Vingança de Belial. Ele também chegou a ser a voz do Goldar, um dos vilões de Power Rangers, mas em uma versão mais recente, quando ele reaparece na 2ª temporada de ‘Morfagem Feroz’.

Colegas do meio da dublagem prestaram suas homenagens nas redes sociais.

Mestre, obrigado por tudo! TUDO MESMO! Me ensinou muito! 😭😭 Descanse, pai de todos. O Barba Branca em pessoa deixa um legado! – Glauco Marques (Zoro de One Piece)

Nunca vou esquecer o dia que conheci o Moreno, era um cara que tinha marcado minha infância, voz poderosa que intimidava quem não o conhecia, referência para nós na nossa profissão. Mas quando você conhecia o Moreno, via que por trás da voz de Deus tinha uma pessoa gentil, engraçada e com um coração de ouro que muito tinha a ensinar. Vai em paz Moreno, descansa, obrigado por tudo! – William Viana (Natsu de Fairy Tail)

‘Moreno, eu te amo!’ Esse sempre foi o meu “oi” pra você. Jamais esquecerei de tudo que aprendi com você, de todas as vezes que você me dirigiu em filmes difíceis, em todos os anos de Bones, em nossas conversas, risadas enfim… Você mora no meu coração. Obrigada por tudo. Pra mim sempre foi e sempre será a voz mais linda que ja ouvi, ”a voz de Deus”, como todo mundo brincava. O Morgan Freeman♥️. A melhor narração do mundo todo. Só posso aplaudir. Te amo Antonio Moreno. – Raquel Marinho (Chichi de Dragon Ball)

Foi com muito pesar que recebi a notícia da morte do grande Antonio Moreno. Ele contribuiu para a dublagem, não apenas com sua voz poderosa, mas com sua incrível coragem e senso de inovação. Uma pessoa que ajudou a criar as bases da profissão como ela é hoje. Peço que incluam o Moreno e sua família em suas orações! Obrigado por tudo, mestre! – Wendel Bezerra (Goku de Dragon Ball)

Em 2021, Wendel Bezerra gravou um vídeo com Antonio Moreno, onde ele conta um pouco de sua história e trajetória:

O velório do ator acontece de 8h às 12h deste dia 2 de novembro, no Cemitério Araçá, em São Paulo. Deixamos aqui os nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.


Fonte: Instagram