Segundo o Yahoo, a NHK estaria insatisfeira com o plano de assinaturas com propagandas da Netflix — que exibe agora propagandas para programas da NHK no serviço –, e teria pedido para o streaming cessar a distribuição de suas séries.

Segundo averiguado pelo portal, haveria “explicações insuficientes” por parte da Netflix — a NHK possui uma diretriz na qual é definido que não fornecerá programas se houver risco de indução à ideia de que a emissora, uma estatal, está envolvida na venda de espaço para propagandas.

A Netflix está implementando um plano com preço mais baixo, mas exibindo anúncios antes e/ou durante as séries — a página oficial do serviço informa que alguns títulos podem não ficar disponíveis no plano devido a questões de licenciamento. Essa modalidade já está em vigor nos seguintes territórios: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.

Essa nova modalidade foi criada logo após a Netflix tomar medidas para coibir o compartilhamento de uma mesma assinatura por pessoas que moram em casas diferentes, uma prática comum para “rachar o preço” da assinatura e fazê-la pesar menos no bolso.

Não encontramos nenhum título de NHK no serviço — não sabemos se é porque a Netflix retirou agora ou se títulos da emissora disponíveis para cá já haviam expirado e saído do catálogo antes do ocorrido.


Fonte: Yahoo Japão