O clássico Fantomas (Ougon Batto; Golden Bat; ou ainda Fantaman) ganhará um reboot em mangá. A notícia foi revelada ontem (19), pelo artista Kazutoshi Yamane, de GAMBLE FISH. A nova versão começa a ser publicada em 19 de dezembro, na revista Champion RED, da editora Akita Shoten.

A imagem também coloca Jun Kagurazaka (romanização incerta de 神楽坂遵) como roteirista do quadrinho:

imagem: página de fantomas.

Divulgação.

Fantomas, também chamado de Fantaman dependendo da dublagem, é considerado um dos precursores dos super-heróis, surgindo em 1930 em um kamishibai — uma espécie de “teatro de papel”, onde um contador de histórias narra a trama enquanto move um rolo de pintura, com ilustrações complementares. O personagem rendeu diversas adaptações, desde filmes até mangás — incluindo um feito por Osamu Tezuka.

A sua criação é creditada à dupla Takeo Nagamatsu e Suzuki Ichiro em 1931, com seu nome original vindo da marca de cigarros Golden Bat. É um dos poucos personagens de kamishibai a sobreviver ao declínio do formato após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), da qual o Japão saiu derrotado e economicamente devastado. O Fantomas é um ser cadavérico antigo de Atlantis, que foi enviado 10 mil anos no futuro para derrotar o mal.

Uma adaptação em animê foi produzida em 1967 e rendeu 52 episódios. A série chegou no Brasil em 1972, junto a outros animês, no Clube do Capitão Aza, da extinta TV Tupi. Posteriormente, ganhou diversas reprises em outras emissoras.


Fonte: Kazutoshi Yamane via Twitter

Agradecimentos à Sarah Chibi pela dica.