Depois de anos em processo judicial, foi divulgado pela desenvolvedora Office Create, dona da série de jogos Cooking Mama, que houve a decisão de que o jogo Cooking Mama: Cookstar não teve autorização para ser distribuído pela Planet Entertainment e será removido definitivamente do mercado.

A decisão tomada pelo Tribunal Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (TIA-CCI) declarou que a licença entre as duas empresas já tinha sido encerrada no lançamento do jogo para Switch em março de 2020. Na decisão, também foi declarado que o lançamento sem licença do título fere as leis de direitos autorais, já que todos os produtos lançados levavam falsamente o nome da Office Create, apesar do contrato já ter sido finalizado pela própria desenvolvedora.

Vale pontuar no entanto que a TIA-CCI não emite julgamentos, apenas “supervisão judicial dos procedimentos de arbitragem” — a Office Create está tomando as devidas medidas legais para retirar o jogo do mercado.

imagem: capa de cooking mama cookstar para switch,

Reprodução: Planet Entertainment

Em abril de 2020, a Office Create anunciou que tinha encerrado o contrato com a Planet Entertainment por quebra de contrato e já estava avaliando tomar uma ação legal contra a empresa. A Office Create comentou que a licença de Cooking Mama: Cookstar tinha sido dada para a Planet Entertainment, porém o jogo falhou em alcançar as expectativas. Mesmo assim, a Planet Entertainment ignorou as preocupações da criadora original e lançou o jogo.

Na época, a Planet Entertainment respondeu as reivindicações dizendo que o design do jogo feito pela 1st Playable Productions, desenvolvedora de Cookstar, já tinha sido aprovado Office Create, porém que existiram diferenças criativas no final do desenvolvimento do game que não faziam parte do acordo original das empresas e nem do design original do jogo. Assim, a Planet Entertainment afirmou que estava no direito de publicar o jogo e que não existia nada que impedisse isso.

Cooking Mama: Cookstar foi lançado na loja digital do Switch em março de 2020, porém o jogo foi removido rapidamente. No entanto, a Planet Entertainment, depois de ser impedida no console da Nintendo, lançou uma versão do jogo para PlayStation 4 em abril de 2021. Na ocasião, a Office Create afirmou que não existia licença alguma que permitisse o lançamento de qualquer jogo de Cooking Mama para PlayStation 4.

Cooking Mama é uma série de jogos originalmente criada pela Office Create e pela Taito em 2006, com o lançamento do primeiro título para Nintendo DS. Desde então, a franquia ganhou várias continuações e spin-offs. O jogo mais recente da série, Cooking Mama: Cuisine!, foi lançado último mês de julho para Apple Arcade, com distribuição pela própria Office Create.


Fonte: Office Create via ANN