Em 22 de abril de 2004…

Os Cavaleiros do Zodíaco tinham seu retorno à TV aberta anunciado pela emissora Band, após 5 anos do fim da Rede Manchete. Na época, a Globo teria cogitado exibir o animê (algumas publicações davam como certa a ida para lá), mas desistiu, supostamente devido a uma determinação do Ministério da Justiça que obrigaria a emissora a transmitir a animação após às 21h por causa da violência.

A série estreou no dia 5 de julho de 2004 na Band, às 17h30, com uma peculiar apresentação da Kelly Key — havia uma expectativa inclusive de que ela regravasse o primeiro tema dos Cavaleiros por aqui (“os guardiões do universo, hão de vencer o mal…”), o que ficou apenas na ameaça.

De início, eram dois episódios por dia, de segunda a sexta, e muitos cortes para se adaptar às exigências da classificação indicativa do Ministério da Justiça. A exibição começou com boa recepção e, mesmo quando a audiência começou a cair, possivelmente por causa dos cortes, conseguiu se manter no ar.

Depois de muitas tesouradas, os cortes diminuíram até cessarem meses depois. A Band exibiu o último episódio da série clássica (já sem Kelly Key e sem abranger todo o país) pela primeira vez em 27 de maio de 2005, mas Cavaleiros seguiu no ar com reprises inconstantes até 2007 e chegou a integrar o Band Kids.

Vale pontuar que a animação teve passagem anterior na TV paga, via Cartoon Network, a partir de 1º de setembro de 2003 (exatamente 9 anos após a estreia pela Manchete), integrando o bloco Toonami. Também passou pela Rede 21, outro canal do grupo Bandeirantes, e seguiu na PlayTV até 2008 (na época, a emissora assumiu o posto da Rede 21).

Em 2010, foi anunciado um retorno na Band, desta vez incluindo os episódios da Saga de Hades — após adiamentos, a série entrou no ar em 30 de junho de 2010, mas restrita a São Paulo e algumas poucas regiões. Com uma exibição um tanto conturbada, os episódios então inéditos chegaram em 15 de novembro de 2010 e foram exibidos por completo. Após isso, a emissora seguiu com reprises e exibições “tapa buraco” até 2014, quando foi ao ar nas madrugadas.

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Os Cavaleiros do Zodíaco na Band, por Equipe JBOX


Fonte adicional: CavZodíaco


No Instagram

Pela hashtag #ArquivoJBox, relembramos notícias como essa quinzenalmente em nosso Instagram. Acompanhe por lá pelo @jboxbr!