Aconteceu nesta quinta-feira (01) o painel da Crunchyroll na CCXP 2022. Comandado por Yuri Petnys e Malu Arantes, o painel contou com várias novidades sobre a plataforma, não só em termos de conteúdo, mas também sobre suas outras atividades e sua presença além da transmissão de animês no Brasil. Confira tudo que rolou:

Novidades da plataforma

imagem: foto do painel mostrando um balanço da fusão da crunchyroll e funimation

Foto: Gabriel Rigamonti

O 2022 da Crunchyroll foi peculiar: foi o ano em que ocorreu a fusão de sua marca com a da Funimation, depois da compra do serviço “laranjinha” pela Sony, detentora da Funi. Este foi um dos primeiros pontos da palestra, e foi considerado algo positivo, que aumentou o catálogo da plataforma e também incorporou as “Quintas de Dublagem” ao branding e às práticas da CR (mais sobre isso a seguir).

Depois de muitos anos em que dublagem de animê era uma raridade, a Crunchyroll contou com, de acordo com as informações do painel, mais de 40 dublagens em “simuldub”, fora as séries que chegavam com dublagem completa ao catálogo — números expressivos.

A palestra também se concentrou bastante em lembrar que a Crunchyroll não trabalha apenas com a transmissão de animês por streaming — existe todo um aparato para trabalhar as produções em diversas esferas diferentes, como por exemplo o licenciamento de produtos com os animês de destaque da plataforma, como chinelos de My Hero Academia e cadernos de JUJUTSU KAISEN e Spy x Family.

imagem: foto dos chinelos de my hero academia

Foto: Gabriel Rigamonti

FOTO: painel mostrando cadernos

Foto: Gabriel Rigamonti

FOTO: painel mostrando cadernos

Foto: Gabriel Rigamonti

Yuri também lembrou que existe a Crunchyroll Games (fato que a plateia parecia desconhecer) e anunciou mais um jogo mobile licenciado por eles, um gacha de The Eminence in Shadow disponível para iOS e Android. Por outro lado, na sessão de perguntas, um membro da plateia perguntou sobre o Crunchyroll Mangas, uma espécie de “Manga Plus” da CR com vários títulos digitais oficiais apenas em inglês… e infelizmente, não há planos de traduzi-los para o português no momento.

Outra novidade foi mais uma modalidade de assinatura, desta vez pelo serviço Nuuvem, uma plataforma de venda de jogos digitais conhecida por ser bastante confiável e rápida. Você poderá assinar a CR por lá e ainda ganhar jogos da Bandai Namco como NARUTO SHIPPUDEN: Ultimate Ninja STORM Revolution e DRAGON BALL FighterZ, dependendo do pacote de assinatura escolhido.

Foto: Gabriel Rigamonti

 

Dublagem

Como já citado, as “Quintas de Dublagem” continuam, e o painel contou com anúncios para dezembro: ontem, entraram Dragon Ball Z (episódios 74 a 107) e Moriarty the Patriot (2ª temporada); nas semanas seguintes, chegam The God of High School (dia 08), Black Clover (episódios 103 a 154, no dia 15), Welcome to Demon School! Iruma-kun (1ª temporada, no dia 22), e a animação chinesa Link Click (dia 29).

imagem: foto mostrando as estreias de dublagem

Foto: Gabriel Rigamonti

No painel, ainda foi anunciado que a Crunchyroll continuará trabalhando com longas-metragens nos cinemas. Dois que já foram anunciados são That Time I Got Reincarnated as a Slime the Movie: Scarlet Bond e o novo de Makoto Shinkai, Suzume no Tojimari, ambos que acabaram de estrear no Japão — mas houve a promessa de mais filmes, inclusive com a continuação do formato da “Crunchyroll Movie Night”, usado no lançamento do filme de ODDTAXI.

Os fãs perguntaram muito sobre futuras dublagens ao final do painel, mas nada pôde ser dito — principalmente sobre a há muito prometida dublagem de Given, que segue sem notícias. Também houve perguntas sobre a mudança das vozes em Cavaleiros do Zodíaco – Batalha do Santuário, mas a resposta seguiu o que já se sabia: não foi uma decisão da Crunchyroll, que preferiria manter as vozes clássicas, mas alguns dubladores (Hermes Barolli foi citado) não conseguiam mais alcançar a voz de adolescente dos protagonistas, e esse foi um dos fatores que fez com que a Toei tomasse a decisão por mudar tudo.

 

Novos animes

Obviamente, o ponto alto do painel foram os anúncios de novos animês para o ano que vem. Alguns títulos que serão lançados em janeiro de 2023 contaram apenas com pôsteres lembrando de sua presença na plataforma, como Trigun Stampede, Vinland Saga 2 e a nova temporada de Bungou Stray Dogs. Mas o painel também contou com vários trailers.

Confira abaixo:

A terceira temporada do remake de Orphen, intitulada Sorcerous Stabber Orphen —Chaos in Urbanrama—, contou com o trailer acima e ainda um recado dos “seiyuus” dos personagens principais endereçada aos fãs brasileiros.

 

Janeiro também será o momento do retorno de BOFURI: I Don’t Want to Get Hurt, so I’ll Max Out My Defense, ou “Não quero me machucar, então vou aumentar minha defesa ao máximo”, um título autoexplicativo.

 

Mais um animê de janeiro com título que nos poupa explicar do que se trata a série, Chillin’ in My 30s after Getting Fired from the Demon King’s Army é a história de um cara que foi mandado embora do exército do Rei Demônio e passa a usar suas habilidades para ajudar uma vila. Do estúdio Encourage Films, o mesmo de Isekai Cheat Magician.

 

The Reason Why Realiana Ended Up At the Duke’s Mansion é uma estreia da Crunchyroll de abril do ano que vem, e também, curiosamente, o único isekai do painel. É a história de uma jovem que sofre um acidente e acorda dentro de um romance vitoriano que estava lendo, na pele de uma personagem que vai morrer para mover a trama principal. Do novato Typhoon Graphics, com pouquíssimas produções até o momento.

 

My Home Hero conta a história de um pai que tenta ajudar a filha, com a qual ele tem uma relação conturbada, matando o namorado abusivo dela — o que causa uma bola de neve, e agora ele precisa esconder corpos, fugir da polícia e tudo que um bom thriller policial tem que ter. Animado pela Tezuka Productions (Dororo). Também de abril.

 

Com um trailer que já nos adianta um romance muito fofinho e confortável, A Galaxy Next Door conta a história de um mangaká que contrata uma assistente e acaba descobrindo que 1) ela é uma princesa alienígena, e 2) por conta de uma tradição do povo dela, eles agora são noivos. Acontece. Baseado no mangá de Gido Amagakure (sweetness & lightning) e animado pela Asahi Production (Shuumatsu no Izetta). Também para abril.

 

O segundo trailer que mais arrancou aplausos do público, My Clueless First Friend é a história de uma menina que, por conta de parecer mais “dark” pro resto da escola, é chamada de “Deusa da Morte” e não consegue fazer amigos, até conhecer um garoto que acha muito legal ser “aliado da Morte”, e eis que temos uma linda amizade. Produção do estúdio Signpost, responsável pelas temporadas mais recentes de Kingdom. Este, ainda sem janela de lançamento definida, apenas com a data de 2023.

 

Cavaleiros do Zodíaco

Foto: Gabriel Rigamonti

O que realmente moveu o público no painel foi, inevitavelmente, nossos bravos cavaleiros de bronze. A terceira temporada do remake de Os Cavaleiros do Zodíaco, que era inicialmente uma produção Netflix até passar para a Crunchyroll, foi anunciada sem trailer. Como a segunda temporada teve o subtítulo Batalha do Santuário, ficamos no aguardo para saber qual será o subtítulo da próxima. Mas esse anúncio, nem de longe, chegou ao impacto do que veio a seguir.

A Toei cedeu, como cortesia à Crunchyroll, o trailer do live-action de Cavaleiros do Zodíaco, que estreará no ano que vem. O trailer exibido (que não pôde ser filmado nem fotografado) foi uma versão bem mais completa que o teaser que vazou esta semana na internet. Nele, pudemos ver claramente muitas armaduras, incluindo a de Pégaso e o que parecia ser ou a de Fênix, ou uma armadura de cavaleiro negro genérico (ambas com características que lembram as originais, mas com um resultado final bastante diferente), além de várias cenas de luta (até que boas!) e até uma ceninha de diálogo entre o Seiya de Makenyu Arata e o análogo-de-Mitsumasa-Kido de Sean Bean.

A produção parecia até que competente, mas muito distante do que conhecemos de CDZ. De qualquer forma, a plateia do painel foi ao delírio com o “mimo” que a Crunchyroll e a Toei conseguiram arranjar para o evento.

Após o painel, o trailer foi liberado para todo o público:


O painel da Crunchyroll foi um primeiro evento da plataforma na CCXP deste ano — a CR ainda contará com painéis de dubladores (um já ocorreu neste dia 01, com o elenco de My Hero Academia) e pré-estreias de animês de 2023 antes mesmo da TV japonesa. Continue acompanhando as notícias do evento aqui no JBox.

 

Mais fotos do painel

Fotos por Gabriel Rigamonti