A ASIFA-Hollywood, grupo que apresenta o Annie Awards 2023, divulgou na última terça (17) os indicados para a premiação de 2023. Entre os concorrentes estão o longa Inu-oh, as séries Cyberpunk: Mercenários e Exception. Saindo um pouco do Japão, Oni: A Lenda do Deus do Trovão e o episódio de Os Simpsons que conta com paródia à Death Note também estão na disputa. Confira abaixo sobre cada uma das indicações:

Inu-oh

O longa concorre nas categorias de Melhor Filme Indie e Melhor Roteiro – Filme, acumulando assim mais indicações nesta temporada de premiações.

O filme adapta a novel Heike Monogatari: INU-OH no Maki (Os Contos de Heike: O Pergaminho de INU-OH), de Hideo Furukawa. O musical conta com direção de Masaaki Yuasa, de Devilman Crybaby e Eizouken. Segue inédito no Brasil.

O corpo de INU-OH é coberto por roupas, incluindo uma máscara em seu rosto, devido a sua aparência considerada “horrível” pelos outros. Um dia, INU-OH conhece Tomona, um garoto cego que toca biwa (instrumento de cordas japonês) e, ouvindo a música, descobre seu talento para dança.

Eles viram amigos e “parceiros de negócios”, sobrevivendo às margens da sociedade com a música e dança. Mas qual o motivo de INU-OH ter nascido assim?

Cyberpunk: Mercenários

A animação do renomado estúdio Trigger concorre na categoria de Melhor Storyboarding – TV/Mídia. A série é baseada no jogo Cyberpunk 2077, da desenvolvedora CD Projekt Red.

A produção, exclusiva da Netflix, é do renomado estúdio TRIGGER, tendo direção de Hiroyuki Imaishi (Kill la Kill), com desenho de personagens de Yoh Yoshinari (Little Witch Academia). Na trama, David tenta sobreviver nessa cidade futurística, obcecada por transformações corporais. Na luta pela vida, vira um mercenário.

Cyberpunk 2077 é uma aventura em Night City, uma megalópole. O jogador vive V, pessoa fora-da-lei atrás de uma “chave” para a imortalidade. Haverá uma série de opções de customização de V, não apenas no design, mas também nas habilidades.

A série está disponível com dublagem na Netflix. E se quiser saber mais, recomendamos ler nossa crítica.

Exception

A animação concorre na categoria de Melhor Direção – TV/Mídia com Yuzo Sato. A animação tem produção pelas empresas Bakken Record e 5 Inc.

Sinopse oficial:

No futuro distante, a humanidade foi obirgada a migrar para outra galáxia. Uma espaçonave é enviada para povoar um planeta, e a tripulação é criada, um por um, por uma impressora biológica 3D. Contudo, um erro fatal ocorre durante a criação de um dos membros. A tripulação começa a encontrar uma série de imprevistos.

A história é uma criação de Otsuichi, nome artístico de Hirotaka Adachi, escritor reconhecido por seus contos de terror, como Gosu (Goth) e Kimi ni Shika Kikoenai (Calling You). A direção é de Yuzo Sato.

O animê também conta com trilha sonora de Ryuichi Sakamoto, cujo trabalho em O Último Imperador (1987) — junto com David Byrne e Cong Su — foi vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1988. O design de personagens da série foi feito por Yoshitaka Amano, responsável por fazer o character design de diversos jogos de Final Fantasy (do I ao VI, participando ainda do VII, IX, X e muitos outros).

A série está disponível com dublagem na Netflix.

Oni: A Lenda do Deus do Trovão

A animação do estúdio americano Tonko House concorre em seis categorias: Série Animada Limitada, Animação de Personagem -TV/Mídia, Design de Personagem – TV/Mídia, Música – TV/Mídia, Design de Produção – TV/Mídia e Direção – TV/Mídia, este último para Daisuke “Dice” Tsutsumi (que, curiosamente, é casado com uma sobrinha de Hayao Miyazaki).

A trama traz Onari, filha de criaturas mitológicas japonesas, em uma aventura de autodescoberta sobre seus poderes enquanto tenta salvar sua vila de um misterioso “Oni”. Todos os quatro episódios estão disponíveis com dublagem na Netflix.

Os Simpsons

O episódio Casa da Árvore dos Horrores XXXIII, exibido em outubro do ano passado, manteve a longa tradição da franquia em trazer episódios de Halloween. E o episódio em questão trouxe três esquetes, sendo uma delas Death Tome, que como indica, parodia Death Note. O episódio concorre na categoria Melhor Mídia/TV — Adulta.

No episódio, o caderno (ou melhor, tomo) cai em Springfield. Agora nas mãos de uma brilhante Lisa, ela fará sua própria justiça. O episódio está disponível na Star+.


Fonte: Annie Awards