Segundo pessoas próximas, a Nintendo planeja aumentar a produção de Nintendo Switch no próximo ano fiscal (que se inicia em abril deste ano) — ao menos, é o que informa a Bloomberg. Em novembro, a empresa havia diminuído a expectativa de vendas devido à falta de insumos, que afeta todo o mercado de eletrônicos, mas agora parece acreditar na capacidade de produzir mais enquanto a demanda segue alta.

Essa seria uma decisão um tanto incomum, já que o console está para completar 6 anos em 2023 — geralmente, é por aí que as empresas começam a investir em um novo hardware, até porque a demanda tende a cair, mas, para a Nintendo, o problema maior tem sido a falta de insumos e não a procura pelo console.

Imagem do Nintendo Switch cinza.

Divulgação: Nintendo.

Apesar de ter informado a fornecedores dos novos planos, a empresa ainda não estipulou uma meta e deve ainda revisar suas perspectivas até o fim do ano fiscal vigente, em março.

Alguns analistas, no entanto, discordam que a demanda ainda seja crescente. Kenji Fukuyama, analista na UBS Securities, disse que as vendas foram baixas no fim do ano mesmo com melhora no acesso aos insumos, e ainda completou que logo devem começar as especulações sobre o próximo console, o que tende a fazer potenciais novos consumidores a hesitar em comprar um console que, em breve, deve ser substituído por outro mais potente.

Mas vale pontuar que as vendas do Switch foram acompanhadas do lançamento de jogos marcantes, como foi o caso do estrondoso Animal Crossing: New Horizons — e a Nintendo tem um line up bem quente para 2023, incluindo a aguardada sequência de Zelda: Breath of the Wild (que, no entanto, deve ser mais apelativa para quem já possui o console e jogou o primeiro).

A empresa ultrapassou a meta de 19 milhões de unidades vendidas neste ano fiscal — já foram 21 milhões. Se o console vender ainda mais ao longo de 2023, pode ultrapassar as 150 milhões de vendas, algo que, entre os hardwares de mesa, só o PlayStation 2, da concorrente Sony, fez até hoje. Uma das formas de fazer isso seria com o lançamento de consoles temáticos de jogos específicos, atraindo colecionadores.

Lançado em 2017, o Switch já ultrapassou as 114,3 milhões de unidades vendidas, sendo o console de mesa mais vendido da Nintendo — nas vendas gerais, fica apenas atrás do Nintendo DS (154 milhões) e do Game Boy (118,7 milhões).


Fonte: Bloomberg