Dos dias 7 a 11 de fevereiro, ocorre em São Paulo a ABCasa Fair, feira que reúne fabricantes, lojistas e profissionais da área de artigos de casa e decoração para qualquer tipo de ambiente.

Neste ano, há um destaque para o chamado “mercado geek”, cujo volume de vendas em 2022 superou os 23 bilhões de reais no Brasil — segundo o release, a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) estima uma crescimento de 10% para 2023.

imagem: kit cavalete de pintura de super mario bros.

Divulgação: CROMUS.

O comunicado enviado pela ABCasa Fair enfatiza o mercado de cultura pop americana — Disney Marvel, DC, Cartoon Network, etc –, mas coloca Super Mario Bros. como uma das vitrines, destacando uma festa temática e um kit infantil cavalete de pintura, ambos pela Cromus.

Sabemos que no meio de licenciamento, Naruto é um campeão de vendas, mas, ao tentar contato buscando informações da presença dessa ou outras marcas derivadas de animês, não obtivemos resposta — mas pudemos checar que a Festcolor, que produziu uma linha festiva licenciada de Naruto, não está no evento.

No site, encontramos algumas empresas que trabalham com séries japonesas licenciadas, como a já citada Cromus (decoração de festa), Culturama, Piticas & Club Comix e Zona Criativa, confirmadas no evento, mas podem haver mais, então há chance de produtos licenciados de outras séries além de Super Mario aparecem por lá.


Fonte: Release de imprensa, ABCasa