Ontem (01) foi o último dia da LicensingCon, um evento focado em licenciamento de marcas e personagens. Estavam presentes diversas licenciantes de marcas de cultura pop japonesa, como a Angelotti Licensing (Naruto, One Piece, Dragon Ball, e mais), Crunchyroll (Jujutsu Kaisen, Demon Slayer, e mais), Sanrio (Hello Kitty, Aggretsuko e mais), entre outras.

Após a feira se encerrar, às 18h, teve início o coquetel com uma premiação de “melhores do ano”. Este ano, essa premiação foi reformulada, e voltada para inovação. Entre as diversas categorias, tivemos dois vencedores de cultura pop japonesa: Naruto, como a melhor marca licenciada em volume de vendas, e o Katon, restaurante de animê da Piticas, em uma categoria voltada para iniciativas com experiências inovadoras de marcas licenciadas.

imagem: equipe da Angelotti Licensing recebe o troféu

Equipe da Angelotti Licensing recebe o troféu por ‘Naruto’. | Foto: Gabriel Rigamonti/JBox

A Grendene Kids concorreu na categoria Inovação — Produto com slider inspirado no PlayStation 1, mas não levou. Quem ficou com essa foi a Turma da Mônica com o lançamento de colchões a serem coloridos, em homenagem ao Almanacão de Férias, que trazia diversas atividades do tipo.

Naruto em ascensão

Algumas informações foram dadas sobre a marca Naruto ao receber o prêmio: ela teve um crescimento em vendas de 740% entre junho de 2021 e junho de 2022, segundo dados fornecidos pela VIZ, e diversos produtos esgotam antes mesmo do lançamento.

No ano passado, a marca levou a categoria Melhor Marca Jovem/Adulta (essa categoria não existiu na premiação deste ano).

Confira fotos do evento na galeria abaixo:

Todas as fotos são de autoria de Gabriel Rigamonti para o JBox.

Fonte: Cobertura in loco da LicensingCon


Naruto é uma obra de Masashi Kishimoto. O mangá foi originalmente publicado nas páginas da Shonen Jump de 1999 à 2014, e concluído com 72 volumes encadernados. É o terceiro mangá mais vendido da história, com 235 milhões de cópias impressas no mundo e desse total, 140 milhões foram comercializadas no Japão, e 95 milhões nos demais países.

Recentemente, ganhou uma continuação intitulada Boruto: Naruto Next Generations, com roteiro de Ukyo Kodachi e ilustrações por Mikio Ikemoto, tendo 18 volumes lançados até o momento. No Brasil, os 72 volumes de Naruto foram publicados três vezes pela Editora Panini (primeiramente numa edição padrão, seguida por uma versão pocket e por último a chamada versão Gold — que segue sendo reimpressa), que também publica o mangá de Boruto.

As adaptações em animê, Naruto (2002), Naruto Shippuden (2007) e Boruto: Naruto Next Generations (2017) são exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português. A série original, parte de ‘Shippuden‘ e Boruto também podem ser encontradas na Netflix, com opção de dublagem em português. A HBO Max exibe parte de Naruto e Boruto com dublagem e legendas. Todos os 11 filmes da série se encontram disponíveis na Claro Vídeo.