Segundo matéria da IGN, apesar da E3 voltar de forma presencial neste ano, as três apresentações geralmente mais esperadas pelo público não estarão no evento: Sony, Xbox (Microsoft) e Nintendo não estarão presencialmente por lá. Há poucos dias, foi informado que “o Xbox retorna a Los Angeles em junho”, mas não foi mencionado se seria no evento.

A Nintendo já faz há alguns anos uma apresentação online, no formato Nintendo Direct, e a última vez que a Sony participou presencialmente com o PlayStation foi em 2018 — supostamente, devido a problemas a ESA, idealizadora do evento –, mas em 2020 e 2021, o evento foi online, e no ano passado nem aconteceu. A IGN mantém que segue incerto se as duas empresas planejam algo para o evento, e nenhuma comentou oficialmente a matéria até o momento.

Uma parte da indústria de jogos vêm procurando alternativas à E3 há algum tempo, pois há certa insatisfação com a feira ser muito focada em negócios, e pouco voltada aos fãs — havia expectativa de que a reformulação do evento trouxesse de volta as 3 grandes empresas de consoles, mas é possível que elas tenham planos de fazer anúncios em plataformas/eventos próprios: a Nintendo tem usado o Direct e a Sony, o State of Play.

A E3 é uma das maiores feiras voltadas a jogos eletrônicos. Ela surgiu em 1995, numa época em que a indústria de games ainda estava se estabelecendo e havia a necessidade de maior diálogo entre as desenvolvedoras e o varejo.

Neste ano, os eventos digitais e apresentações começam em 11 de junho, e os dias da indústria correm de 13 a 15 de junho, de forma reservada para pessoas do ramo previamente registradas e imprensa. Já os dias do público são 15 e 16 de junho, em um espaço separado, no qual poderão experimentar as novidades. A operação toda está nas mãos da ReedPop, de eventos como NY Comic-Con, PAX, EGX e mais, em conjunto com a ESA.


Fonte: IGN