Durante a live realizada pelo canal do Fora do Plástico, na última quarta-feira (8), um comentário de Marina Shoji, diretora da JBC, surpreendeu a todos os que estavam acompanhando. Segundo Shoji, o primeiro volume de Tokyo Revengers, lançado em julho de 2022 pela editora, ultrapassou os 70 mil exemplares vendidos.

imagem: capa nacional do volume 1 de Haikyu!!

Haikyu!!, volume 1 | Imagem: Divulgação/JBC

A revelação ganhou grande repercussão nas redes, visto que dados como esse raramente vêm a público no mercado editorial. O Fora do Plástico, após a live, confirmou a informação junto à JBC, que ainda revelou que o volume 1 de Haikyu!!, publicado em julho de 2021 — um ano mais cedo, portanto — teve mais de 100 mil cópias impressas.

Os números são bastante expressivos e soam como a confirmação do que se imagina ser um bom momento vivido pelos mangás no Brasil. Ao mesmo tempo, o fato de nunca termos tido uma noção clara sobre as vendas de mangás ao longo dos anos não nos permite vislumbrar com precisão o quão fora da curva estão os resultados da duas séries (mesmo que possamos dizer, sem titubear, que são, sem dúvidas, números bastante expressivos para o mercado editorial como um todo).

Pode-se pelo menos comparar com outro dado revelado pela JBC no ano passado, quando da aquisição de 70% da editora pelo Grupo Companhia das Letras. Àquela altura a revelação das 600 mil unidades vendidas de My Hero Academia foi recebida com entusiasmo.

Considerando que, naquele momento, o mangá de Kohei Horikoshi já somava 30 volumes publicados por aqui, as vendas de Haikyu!! #1 e Tokyo Revengers #1 demonstram uma força de se causar espanto. Isso sem mencionar o fato de que My Hero Academia é também um grande hit.

Ainda na conversa com o Fora do Plástico, a editora se referiu aos bons números fazendo alusão à época em que os seus títulos eram distribuídos em bancas (operação encerrada pela JBC em meados de 2017). Se os resultados eram mesmo semelhantes, talvez os mangás vendam muito mais do que podíamos imaginar — e que vendam cada vez mais!

 


Fonte: Fora do Plástico


O JBox participa de parcerias comerciais com Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.