Apesar de serem casos e casos, posso dizer que fico cada vez mais feliz pelo aumento da atenção das produtoras japonesas para o Brasil. Ano passado tivemos pela primeira vez um filme de One Piece nos cinemas, em breve o novo do Makoto Shinkai vai chegar por aqui (assim como your name. e O Tempo com Você chegaram) e até mesmo o filme de Kaguya-sama está prometido para estrear nas telonas. E, no meio de tudo isso, o Brasil recebeu também um especial que serve como pré-estreia de uma série animada — da terceira temporada de Demon Slayer.

Quem for ao cinema a partir desse dia 30, terá a chance de conferir em primeira mão o primeiro episódio de Demon Slayer: Swordsmith Village Arc. O animê em si estreia só no dia 9 de abril, então é interessante ter esse gostinho antecipadamente, principalmente se considerarmos de que se trata de uma obra tão hypada como Kimetsu.

Mas não é só isso que os fãs podem conferir ao sair de casa: os dois últimos episódios da segunda temporada do animê — Entertainment District Arc — também estão em exibição junto ao início da nova fase e, sinceramente, eles que são o ponto alto dessa versão cinematográfica.

imagem: Tanjiro, protagonista de Demon Slayer

Imagem: Reprodução

Apesar da ideia de rever o final de uma temporada já passada nos cinemas parecer um tanto tediosa, é importante considerar que esses episódios são o clímax de uma forte temporada de Demon Slayer (em minha opinião, o melhor arco de Kimetsu no Yaiba como um todo, incluindo o mangá). Admito que, quando saí de casa para ir ao cinema sabendo que teria que ver mais de uma hora de uma história pela terceira vez, não estava tão animado… e mesmo assim acabei me emocionando tudo de novo.

Particularmente gosto muito da história de Gyutaro e Daki, ainda mais se considerarmos que uma das poucas coisas que a adaptação animada consegue fazer melhor do que o mangá é o trabalho em cima do passado dos oni, então acabou sendo fácil ser cativado novamente por tudo aquilo, principalmente na telona. Mesmo com alguns problemas na reprodução da trilha sonora da exibição que compareci, ainda deu para aproveitar.

imagem: Gyutaro e Daki, vilões da segunda temporada de Demon Slayer

Imagem: Reprodução

Falando sobre a terceira temporada, ela começa com um episódio duplo, se somando com alguns já presentes na série, então há bastante o que se ver. Todos os elementos-chave da terceira fase já foram introduzidos neste início, então o terreno antes da ação já está preparado.

Resumindo, a primeira metade do episódio se preza a mostrar uma reunião com todos os Luas Superiores, algo que já é previsto logo ao fim da segunda temporada. Conhecemos mais sobre cada um dos vilões principais de Demon Slayer, incluindo os que ainda nem foram mostrados anteriormente, além da relação deles com Muzan, mostrando o quanto o líder é temido. O grande foco, no entanto, fica para a relação entre Akaza e Doma, que interagem bastante entre si (e também para um outro personagem, que fica melhor descobrir na hora quem é).

imagem: Doma, um dos vilões de Demon Slayer

Imagem: Reprodução

A segunda metade do episódio retorna o foco para o protagonista Tanjiro, que está em recuperação depois da luta da temporada anterior. Como a história pede que ele parta em uma nova jornada, logo ele acaba indo parar na Vila dos Ferreiros, visando pedir para que Haganezuka conserte novamente a sua espada. Essa parte é cheia de comédia, principalmente se compararmos com a tensão da reunião dos Luas Superiores, então é gostosinha de acompanhar, só que no geral não tem tanto a acrescentar além de dar uma nova primeira impressão das peças principais do próximo arco, incluindo Muichiro e Kanroji, Hashiras de destaque nessa fase da obra, e o retorno de Genya, que finalmente terá sua chance de brilhar. Também existe a adição de uma pessoa misteriosa nessa parte, que está envolvida tanto com o passado dos exterminadores de oni quanto com os oni em si.

Outro ponto importante de se destacar é que, antes da exibição dos episódios finais da segunda temporada, foi feito um resumão ao som das três aberturas anteriores da série de Kimetsu no Yaiba. Para fechar com chave de ouro, a abertura do Arco da Vila dos Ferreiros está presente no fim da produção. Acho importante destacar que, apesar de ter achado a música em questão menos impactante que as anteriores (ao menos nessa impressão inicial), a sequência de cenas em si é ótima e até pode emocionar um pouco para quem já leu o mangá pelas referências ao final do arco — mas não precisam se preocupar, a abertura não dá spoilers, são coisas bem sutis.

imagem: Kanroji, personagem de Demon Slayer

Imagem: Reprodução

No geral, Demon Slayer: To the Swordsmith Village é um bom especial. A única grande recomendação que deixo é para não ter muitas expectativas com o episódio da nova temporada. Ele não não vai te entregar cenas de luta magistrais, nem nada do tipo. Ele é totalmente de aspecto introdutório, então não crie muitas expectativas para novas batalhas. Talvez seja justamente pelo episódio ser assim que foi compilado junto aos anteriores, para que essa “experiência de cinema” que normalmente pede por ação valha a pena.

É um pouco triste o especial ter saído com certo atraso no Brasil (ele já estava saindo fora do Japão na primeira metade de março), contudo ainda recomendo para quem tiver a oportunidade, nem que seja apenas pela experiência de fazer parte dessa rara chance de uma pré-estreia de um animê sendo feita em escala global.

Lembrando que as exibições do especial estão disponíveis tanto dubladas quanto legendadas.


Essa crítica foi feita baseada na pré-estreia do especial Demon Slayer: To the Swordsmith Village, que fomos à convite da Cinecolor.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.