Em uma entrevista com Masaru Kawaguchi, CEO da Bandai Namco Holdings, publicada pela própria Bandai em seu site — provavelmente voltada aos investidores –, algumas informações interessantes são dadas.

Sem dar números, Kawaguchi conta que o kit de plastimodelismo (plastic model) de Aerial, de Mobile Suit Gundam THE WITCH FROM MERCURY, teve o maior número de vendas iniciais da franquia para um “Gundam principal”.Ele também informa que a nova série atraiu novos fãs, especialmente jovens e mulheres, fazendo bastante barulho.

Não é só de Gundam que o CEO fala: dando um balanço geral, Kawaguchi informa que, entre abril e dezembro de 2022, a Bandai teve um lucro de 106,2 bilhões de ienes (3,9 bilhões de reais), de um total de 743,1 bilhões de ienes em vendas (27,5 bilhões de reais) — apesar de problemas com insumos, ele acredita que os bons resultados venham de boas lineups e estratégias de marketing.

Kawaguchi diz que houve uma reorganização dentro da empresa para abordar os mais diversos produtos e eventos de séries diferentes, desde Gundam até Love Live!, que incluíram implementar a distribuição online, eventos ao vivo e atividades de licenciamento.

No ramo dos jogos, ele destaca ELDEN RING e as boas vendas internacionais, além de séries como Dragon Ball e ONE PIECE terem conseguido bons desempenhos graças ao lançamento de filmes e materiais colaborativos.

Kawaguchi ainda menciona o sucesso do filme That Time I Got Reincarnated as a Slime, exibido em 22 territórios, e o buzz que BLUELOCK fez aproveitando o momento da Copa do Mundo — a série de futebol fez diversas colaborações temáticas devido ao maior campeonato mundial do esporte.

Por fim, ele menciona as novidades para o futuro, como o investimento em um filme de SAND LAND, e o projeto SYNDUALITY, que envolve jogo e animê. A projeção é o crescimento de produtos próprios e também de licenças para outras empresas, além da realização de mais eventos presenciais, mas ainda tendo também algum foco em elementos digitais, uma demanda que cresceu devido à pandemia.

Veja também:

‘Gundam Evolution’ será lançado no Brasil

▶ ‘Gundam: Witch from Mercury’ estreia dublado na Crunchyroll em maio


Fonte: Bandai