O universo da dublagem amanheceu hoje (15) com a triste notícia da partida de Gileno Santoro. O falecimento do ator, que tinha 74 anos, foi informado nas redes sociais por colegas de profissão, como a dubladora Fátima Noya. Santoro enfrentava um câncer de pulmão, e não resistiu à evolução da doença.

A convite de uma amiga, Gileno iniciou na dublagem no fim de 1995, no estúdio Clone, em São Paulo, onde recebeu orientações da veterana Nair Silva. Antes disso, fez carreira no teatro a partir do fim dos anos 1960, além de modelar para campanhas publicitárias.

Em animês, dublou algumas pontas em séries do fim da década de 90, até se consagrar em 1999 como o Mestre Kame, na dublagem da Álamo para a série Dragon Ball Z. A partir de então, foi a voz do personagem em quase todas as suas aparições, incluindo a saga mais recente, Dragon Ball Super.

Fora das animações japonesas, destacou-se também como Hubert Farnsworth em Futurama e o Tio de As Aventuras de Jackie Chan. Ainda nos animês, fez dezenas de séries, como Fullmetal Alchemist (como Yoki), Pokémon (como Koga), Bakugan (como Kato) e JoJo’s Bizarre Adventure (como Wang Chan). Na franquia Power Rangers, deu voz ao Tensou na temporada Megaforce.

Em 2018, celebrando o Dia do Dublador, Gileno concedeu uma entrevista (a primeira de sua carreira) ao colega Wendel Bezerra. Você pode assisti-la abaixo.

 

Deixamos aqui os nossos sentimentos a amigos e familiares.

 

Essa publicação foi atualizada em 16 de abril de 2023 com a causa da morte do ator.


Fonte: Fátima Noya (Facebook), Wendel Bezerra