Durante a transmissão original de Pokémon: Preto e Branco (ou Branco e Preto se considerar a dublagem), dois episódios ficaram de fora — os capítulos 23 e 24, que compunham as duas partes do miniarco intitulado “Equipe Rocket vs Equipe Plasma”, foram adiados devido ao terremoto de Tohoku em 2011 (conhecido por aqui também como terremoto de Fukushima).

Previstos para 17 e 24 de março, respectivamente, eles acabaram indefinidamente adiados e nunca foram ao ar.

Mas agora os fãs podem saber mais ou menos o que os esperava! Isso porque os roteiros de ambos os episódios agora são públicos, e se encontram em uma pasta do Google Drive em japonês (e com tradução para o inglês).

Tudo isso foi possível graças a um fã, que conseguiu encontrar uma pessoa com scans dos scripts, convencendo-a a vendê-los. Por meio de um financiamento coletivo, esse fã conseguiu comprar e traduzir os roteiros.

Pelas sinopses, a hipótese mais provável é que os episódios foram cancelados porque, na trama, a energia de uma Meteonita causa um desastre que faz Pikachu perder o controle e a cidade de Castelia quase ser destruída — e isso pode ser visto como uma alusão clara à energia nuclear de um reator causando uma tragédia sem precedentes. A Pokémon Company deve ter entendido que não havia como uma exibição dessa não cair mal.

Um outro episódio de Preto e Branco foi adiado, mas teve um final mais feliz, com uma exibição posterior: “Um Especialista em Pescaria em uma Competição de Pesca!” seria o 26º episódio da fase, previsto para 7 de abril de 2011, mas só foi exibido em 23 de junho, como o 37º — o adiamento se deu em função do terremoto.

Vale pontuar que esses não foram os primeiros episódios de Pokémon a entrarem para o baú das mídias perdidas devido a um terremoto: em 2004, o 101º episódio da fase Advance foi adiado devido a um terremoto em Niigata, ocorrido em 23 de outubro do mesmo ano. Como a trama trazia um terremoto, ele acabou nunca indo ao ar.

Pokémon Preto e Branco pode ser conferido dublado na Pokémon TV.


Fonte: Akilvers, Bulbapedia, Screen Rant