A Nintendo soltou uma atualização surpresa para o Nintendo 3DS, a versão 11.17.0-50 — uma atualização de estabilidade, que inclui as configurações, o aplicativo da eShop e o navegador, para melhorar a experiência do usuário, — o esquisito é que o portátil já está com as lojas digitais e serviços onlines fechados.

Mas há um possível alvo para o novo update: os hackers. Já notaram que as formas mais comuns de hacker o console não funcionam mais com a nova atualização (exceto para quem já tem o console hackeado, aparentemente).

Já faz um bom tempo que a comunidade de gamers e a Nintendo têm uma relação um tanto azeda devido à política da empresa de “caçar hacks” — a empresa vive emitindo notificações de DMCA (direitos digitais segundo a lei americana) e afins contra diversos mods e hacks de jogos seus.

Sem a eShop, hackear o 3DS seria uma forma de poder seguir aproveitando o console, que está basicamente aposentado. A ação, no entanto, demonstra que a Nintendo pode ter algum plano em mente em relação à biblioteca do console — bem antes de começar a lançar os emuladores oficiais de NES, SNES, Nintendo 64, e GameBoy Advance, do Nintendo Switch, a empresa basicamente começou a derrubar sites de ROMs de jogos para seus antigos consoles.


Fonte: Nintendo Life, MSN