Faleceu, na madrugada desta quinta-feira (01), o dublador Lauro Fabiano. Ele tinha 85 anos de idade e foi vítima de uma doença respiratória, segundo informações da Rádio Tupi, onde trabalhou como radioator no programa Patrulha da Cidade.

Fabiano foi protagonista de um dos primeiros animês exibidos no Brasil, O Oitavo Homem, levado ao ar pela Rede Globo a partir de 1968. Sua carreira como dublador iniciou alguns anos antes, quando ainda adolescente, sendo o responsável pela voz brasileira do personagem Peter Pan no filme clássico da Disney (1953).

Seu nome é bastante ligado aos animês clássicos: Lauro dirigiu uma obra de Osamu Tezuka, Os Três Espaciais (Bandeirantes, 1969), interpretando também um dos protagonistas, Randy Carter (versão americanizada do personagem Kōichi Hoshi).

Também participou da dublagem da primeira série do Cyborg 009, personagem criado por Shotaro Ishinomori e exibido no Brasil nos anos 1970 por afiliadas da TV Tupi e na TV Record, interpretando o professor Kozumi. Além disso, foi o narrador da primeira dublagem de Speed Racer, quando a série foi exibida na Rede Globo em 1968 com o nome de Capitão Meteoro.

Lauro participou da dublagem de Metropolis, outra obra de Osamu Tezuka, como o personagem Laughton. Como diretor, foi o responsável pela primeira versão brasileira de A Viagem de Chihiro, produzida pelo estúdio carioca Delart.

Fora dos animês (mas não muito), se notabilizou como o cavaleiro Shane Goose, nas aventuras dos Galaxy Rangers, desenho americano que contava com parte de sua animação feita no Japão. Lauro também participou da dublagem de Power Rangers, interpretando o Conselheiro Brody na temporada Galáxia Perdida, de 1999.

Também ficou muito conhecido do público em geral graças ao seriado Um Maluco no Pedaço (Fresh Prince of Belair), onde fazia o carismático Tio Phil, o patriarca da família em que Will Smith foi viver na Califórnia. Foi uma das vozes do Senhor Burns, o vilão de Os Simpsons, além de ser a segunda voz do Sr. Spock, substituindo Márcio Seixas, na redublagem de Jornada nas Estrelas (Star Trek) realizada pela VTI nos anos 1990. Destacou-se também com trabalhos na série de filmes Harry Potter, interpretando o professor Alvo Dumbledore.

O ator passou por diversos estúdios de dublagem ao longo de mais de 60 anos de carreira. Realizou trabalhos na Ziv, CineLab, RioSom, Dublasom Guanabara, Herbert Richers, Cinevideo, VTI, Delart e Drei Marc, entre outras.

Deixamos aqui nossos sentimentos à família e nosso eterno agradecimento a essa verdadeira lenda da dublagem brasileira.


Fonte: Tupi.FM