A música brasileira amanheceu hoje (15) com a triste notícia do falecimento de Luiz Schiavon, músico conhecido por ter sido o tecladista da banda RPM — um fenômeno nacional nos anos 1980 e que seguia em atividade. Com 64 anos de idade, o artista enfrentava uma doença autoimune e sofreu complicações após uma cirurgia realizada nas últimas semanas, não resistindo.

Schiavon chegou a cursar a faculdade de arquitetura, mas viu no rock a paixão que o fez seguir o caminho da música. Então pianista clássico, conheceu o jovem Paulo Ricardo na virada dos anos 1970 para os 80, o que mudaria a sua carreira para algo mais popular. Juntos formaram o conjunto de jazz Aura, mas só anos depois, com a experiência de Paulo na Europa e a influência de música eletrônica em Schiavon, formaram o RPM — com Fernando Deluqui na guitarra e, após a passagem de Júnior Moreno e Charles Gavin, Paulo Pagni (o P.A.) na bateria.

Com o disco de estreia, Revoluções por Minuto, de 1985, os rapazes emplacaram diversos hits nas rádios, o que acelerou o processo para a gravação de Rádio Pirata Ao Vivo, em 1986 — um dos discos mais vendidos da história da música no Brasil, com mais de 3,7 milhões de cópias.

Após a primeira dissolução da banda, Luiz Schiavon seguiu na música, e se tornou um produtor respeitado no cenário nacional. Participou também de diversas trilhas de novelas, como O Rei do Gado, Terra Nostra e Esperança.

 

Schiavon e Yu Yu Hakusho

iamgem: foto de Hans e Luiz Schiavon

Hans Zeh ao lado de Luiz Schiavon. | Foto: Arquivo pessoal/Hans Zeh

A famosa trilha brasileira do animê Yu Yu Hakusho, exibida a partir de 1997 pela extinta Rede Manchete, certamente não seria a mesma sem Luiz Schiavon. O músico era o proprietário do estúdio Schema 336, onde todas as músicas foram gravadas sob a produção de Hans Zeh.

Por volta de 1996, Schiavon foi procurado pela distribuidora da série no Brasil, a Tikara Filmes (de Toshihiko Egashira), para a gravação da trilha sonora. O estúdio mantinha um time de profissionais, dirigidos por Hans Zeh, para lidar com materiais que iam desde discos de banda a trilhas publicitárias. Neste time, além do próprio Hans, estava Luis Henrique (ou Luigi Carneiro), que viria a ser o cantor principal dos temas de Yu Yu, além de Carla de Castro (backing vocals dos temas, e cantora principal do último encerramento do animê).

“A Tikara contratou a Audio News para fazer as dublagens e procurou o Schiavon pra gente cuidar da trilha sonora. […] era um processo meio que inédito naquela época. […] A gente realmente refez todo o trabalho, refez a questão dos arranjos, botou os músicos no estúdio, como se a gente tivesse fazendo um disco de verdade”

— conta Hans em entrevista para o JBox, publicada em 2017.

Schiavon já havia produzido, no fim dos anos 1980, o LP da banda Alderan, da qual Luigi Carneiro é vocalista. Os dois se conheceram por acaso, quando o pai do guitarrista e do tecladista do grupo realizou um trabalho de advocacia para Schiavon, e comentou que os filhos tinham uma banda. O tecladista do RPM topou ir a uma apresentação dos garotos e então decidiu produzir o disco.

foto: Alderan reunido com Schiavon em 2021

Reunião do Alderan com Schiavon (à esq.) em 2021. | Foto: Arquivo pessoal/Luigi Carneiro

 

Segundo nota divulgada pelas redes do RPM, o velório e o enterro de Luiz Schiavon serão reservados à família e amigos. Estendemos aqui os nossos sentimentos.