A Toei Animation planeja abrir um escritório na Itália — há planos também de escritórios na Índia e na América Latina, tudo visando potencializar a produção internacional.

A empresa já tem operações e escritórios internacionalmente, cobrindo atuação na Ásia, nas Américas (quem cuida disso é a filial americana, mesmo havendo um braço dedicado à América Latina) e a chamada EMEA, que engloba Europa, Oriente Médio e África. Com um escritório na Itália, o grupo acredita que será possível explorar melhor o mercado europeu.

Em um evento que ocorre junto ao Tokyo Internation Film Festival, o executivo sênior Satoshi Shinohara explicou melhor de onde vem a ideia de escritórios locais: trabalhar melhor as vendas na Índia poderia ser muito positivo, assim como operações no México, para cuidar de toda a América Latina, poderia ser um “divisor de águas” — tudo isso seria uma resposta ao fato de que o mercado internacional de animês está aquecido atualmente.

A receita internacional da Toei foi de 20% (em 2012) para 60% (em 2021) e, segundo Shinohara, quanto maior o mercado, mais potencial para investimento. Dos 658 milhões de dólares da receita da Toei no ano passado, 157 milhões seriam de lucro líquido.

Contudo, não é um processo fácil e a empresa estaria aprendendo com seus erros para não desistir com adversidades — incluindo o live-action de Os Cavaleiros do Zodíaco, definido pelo executivo como um “fracasso espetacular”. Há outros projetos internacionais em produção, incluindo um com a chinesa Tencent Video (Hana no Ko Lunlun).


Fonte: Variety