Em um programa de TV do Japão, exibido pelo canal Asahi dividido em duas partes (uma exibida dia 14 e outra vai ao ar no Japão no dia 21), Yoshihiro Togashi teria compartilhado um final “alternativo” para Hunter x Hunter, expressando como gostaria que a série fosse encerrada caso ele faleça antes da conclusão da obra — a informação deixou diversos fãs preocupados.

O autor disse que preparou três possíveis finais diferentes, A, B e C, mas nos contou sobre um cenário diferente, o D, que traz Jin, a neta de Gon Freecs, pescando em uma ilha, onde mora com seus pais e não deseja se tornar uma caçadora.

Togashi tem compartilhado ocasionalmente no Twitter/X novidades sobre a produção de capítulos do mangá.

 

Saúde e dor nas costas

Não é de hoje que sabemos que Togashi possui sérios problemas de dores nas costas — em 2016, ele deixou comentários na Shonen Jump que demonstravam a gravidade de sua situação de saúde, que por vezes não permitia que o autor sequer saísse da cama.

Devido à rotina extremamente puxada de mangakás, é, inclusive, bastante comum que muitos deles tenham dores crônicas, principalmente nas mãos, e parem eventualmente de escrever por causa dessa pressão no trabalho.

Infelizmente, até hoje é comum que fãs atribuam os hiatos da série, que são em boa parte por causa da saúde de Togashi, a piadas ligadas ao gosto que o mangaká tem pelos jogos de Dragon Quest, dizendo que ele fica jogando ao invés de escrever o mangá (“piada” saturada no meio).


Fonte: X/Twitter (2), Modelpress