Em painel na CCXP23, no último sábado (2), a Artworks Entertainment Group entregou mais detalhes dos primeiros passos do NAISU — uma nova empresa do grupo, focada na exibição de conteúdo nipônico licenciado. As versões dubladas de Future Boy Conan (inédita) e Cardcaptor Sakura (com dublagem clássica) são os primeiros títulos confirmados para o 1º semestre de 2024.

O NAISU funcionará como um canal de YouTube, gratuito, mas com planos de expansão para blocos na TV e mais serviços de streaming. Além das séries, são esperados conteúdos relacionados, como reportagens e documentários (como se fossem “extras de DVD”).

 

Future Boy Conan

Dirigido pelo renomado Hayao Miyazaki, antes do surgimento do Studio Ghibli, Future Boy Conan (Mirai Shonen Conan) traz uma história que começa em julho de 2008 (que era futuro na época da produção), quando a humanidade corre risco de ser extinta. Uma guerra com armas de alta tecnologia resulta em uma série de desastres naturais. Algumas pessoas tentaram fugir para o espaço, mas falharam. Uma das naves cai em uma ilha, com sobreviventes — e, dentre eles, nasce um jovem chamado Conan. Após muitos anos, apenas Conan e seu avô ficam na ilha, e uma aventura começa quando ele conhece uma jovem chamada Lana.

O animê de 26 episódios foi exibido em 1978 na TV japonesa, com produção pelo estúdio Nippon Animation. Uma continuação saiu entre 1999 e 2000, com direção de Keiji Hayakawa (mas essa não está inclusa no “pacote”).

Dublada pelo próprio estúdio da Artworks, o Artworks Digital Studio, a série teve uma prémiere no Brasil em julho deste ano, quando o primeiro episódio foi exibido para os visitantes do Anime Friends. No elenco da versão brasileira, Enzo Dannemann (Shiro em Tengoku Daimakyo) atua como Conan, e Ana Helena de Freitas (Fuku em Demon Slayer) interpreta Lana.

 

Cardcaptor Sakura

Criado pelo grupo CLAMP, o mangá de Cardcaptor Sakura foi publicado de 1996 a 2000 na revista Nakayoshi, reunindo 12 volumes. A adaptação animada produzida pelo estúdio Madhouse (o mesmo de Death Note), entre 1998 e 2000, narra em 70 episódios as aventuras da pequena Sakura Kinomoto, uma estudante do ensino fundamental que libera sem querer dezenas de cartas mágicas de dentro de um livro. Com ajuda do antigo guardião dessas cartas, Kero, Sakura descobre poderes mágicos para recuperar cada uma delas e evitar que algo terrível aconteça.

Com o título de Sakura Card Captors, o animê foi exibido no Brasil a partir de novembro de 2000 pelo Cartoon Network, e em seguida pela Globo. O mangá foi a entrada da editora JBC nesse segmento, quando foi publicado por aqui em 2001 no formato “meio-tanko”, ganhando anos depois uma nova edição seguindo a numeração japonesa.

Em 2020, a Artworks assumiu a distribuição da série animada, resgatando a dublagem original e completando algumas lacunas — músicas de abertura e encerramento, inéditas em português, ganharam versões em nosso idioma. Com o título original de Cardcaptor Sakura, o animê foi transmitido nessa “nova montagem” pelo canal Loading.

Veja mais:

⇒ Confira nossa matéria especial sobre Cardcaptor Sakura

⇒ Confira nossa matéria especial sobre Sakura Card Captors: A Carta Selada

⇒ TriviaBox: CARDCAPTOR SAKURA, o Clamp, o shoujo e Clear Card


Fonte: Artworks na CCXP; comunicado de imprensa