Takashi Kiryu, o atual presidente da Square Enix, disse que a empresa será “agressiva” ao introduzir inteligência artificial em etapas de desenvolvimento e distribuição — Kiryu assumiu o cargo ano passado e comentário veio na tradicional carta de Ano Novo do presidente da empresa.

Há dois segmentos do texto nos quais ele fala sobre IA, confira o primeiro (traduções nossas):

Inteligência artificial (IA) e suas potenciais implicações já são temas de debate acadêmico há algum tempo. Contudo, a introdução do ChatGPT, que deixa qualquer um produzir facilmente textos ou traduções, ou se engajar em conversas em texto, facilitou a disseminação de IAs generativas. Seu lançamento deixou claro que a aplicabilidade da IA generativa nãoo era, de forma alguma, limitada a texto, e os meses seguintes foram acompanhados de uma rápida sucessão de lançamentos de novos serviços e conteúdos que expandiam a IA generativa para uma série de domínios próximos ao entretenimento digital, incluindo imagens, vídeos, e música. Acredito que a IA generativa tem o potencial de não apenas reconfigurar o que nós criamos, mas também mudar fundamentalmente processos pelos quais criamos, incluindo programação.

No segundo trecho, distante do acima, ele fala o seguinte:

Também pretendemos ser agressivos ao aplicar IA e outras tecnologias de ponta tanto no desenvolvimento de conteúdo quanto nas funções de distribuição. Em curto prazo, nossa meta é melhorar nossa produtividade no desenvolvimento e atingir mais sofisticação nas estratégias de marketing. No longo prazo, esperamos impulsionar essas tecnologias para crias novas formas de conteúdo, pois acreditamos que inovações tecnológicas representam oportunidades de negócios.

No documento, ele conta outras iniciativas que fez desde que assumiu o cargo, como vetar alguns jogos já em desenvolvimento e acelerar um plano para dar mais recursos aos times internos. Ele também quer padronizar processos e “melhorar a eficiência”, além de melhorar a comunicação entre os times de produção e distribuição.

Kiryu não explicou mais especificamente como pretende usar IA, mas um dos diretores de Final Fantasy VII Remake já chegou a discutir como criar uma ferramente IA para animação facial e sincronização labial.

No ano passado, o antigo presidente, Yosuke Matsuda, comentou em sua carta de Ano Novo seu foco no mundo das blockchains/Web 3.0 — e Kiryu disse nesta carta que tal foco permanece.


Fonte: VGC