Faleceu no último sábado, 11 de fevereiro, o ator, dublador e locutor Paulo Ivo Siqueira, conhecido pelos fãs de heróis japoneses como a primeira voz de Tsurugi, o Change Dragon, na versão brasileira de Esquadrão Relâmpago Changeman. Ele tinha 66 anos, e não se sabe a causa da morte.

Nascido em 15 de dezembro de 1957, Paulo Ivo dedicou boa parte da sua carreira ao teatro, integrando trabalhos do diretor Gabriel Villela e também ao lado do ator Paulo Autran. A partir de 1986, fez parte da memorável campanha publicitária da empresa DPaschoal, onde interpretava o personagem Gastão.

Na dublagem, um de seus papéis mais lembrados é como Simon, na série americana The Walking Dead. Integrando a equipe de talentos da Álamo no fim dos anos 1980, fez parte do elenco inicial de dois lançamentos da então novata distribuidora Everest Vídeo: o animê Comando Dolbuck, onde foi a primeira voz de Edel e, o mais lembrado, a série tokusatsu Changeman, onde dublou o líder da equipe de heróis até o episódio 16.

Foi durante décadas uma das principais vozes da MTV Brasil, onde era o locutor de vinhetas da emissora em quase toda a fase em que o canal pertenceu ao Grupo Abril. Era conhecido pela alcunha de “Pivo” durante esse trabalho, que também lhe rendeu papéis como voz original nos desenhos animados Megaliga MTV de VJs Paladinos (como narrador) e Fudêncio e seus Amigos (como Tenente Kevin Costa).

Em sua página pessoal no Facebook, a irmã de Pivo, Alexandrina, deixou uma recordação com algumas fotos:

Realmente não estamos preparados pra perder ninguém, perder um irmão dói de mais, hoje nos despedimos do nosso mais velho, do gordo como chamávamos carinhosamente, conhecido como Pivo também. Sua luta foi grande, sabemos como foi sofrido seus últimos anos, o que ameniza a dor, é saber que agora descansou e não terá mais sofrimento, e está junto dos que partiram também, com nosso velhinho.🥺

E aqui nos seguiremos, com as lembranças de tantos momentos felizes que tivemos. Infelizmente não temos registros de muitos momentos, mas em nossas memórias ficaram pra sempre, sua alegria, suas piadas, nossos passeios na sua casa, tudo que fez e proporcionava pra nos quando éramos criança, as idas no McDonald’s (arrisco dizer q foi vc que nos viciou com isso, afinal descobrimos com vc a existência rsrs) seu jeitão único de ser e cuidar da gente.

Descanse em paz meu irmão, encontre a Luz e o descanso merecido. Te amo pra sempre!❤🌟

Durante transmissão do canal Resistência Tokusatsu, em dezembro de 2022, o dublador Glauco Marques compartilhou alguns breves momentos que teve ao lado de Paulo Ivo, com quem dividiu o trabalho em algumas novelas. “Um cara muito amável, o cúmulo da gentileza […], eu adorava ele!” — comentou.

Ainda segundo Glauco, havia algumas informações desencontradas sobre o estado de saúde do dublador em meados de 2022. Ele teria sofrido complicações após um AVC, e também sofria de diabetes.

O velório de Paulo Ivo ocorreu nesta segunda (12), no cemitério Amarais, localizado no Jardim Santa Monica. Deixamos aqui os nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de seu trabalho.


Fonte: Facebook [1], [2]