O Estação NET Botafogo exibirá no fim deste sábado (24) o filme O Império dos Sentidos (Ai no Corrida). A sessão do cinema carioca começará às 23h59 e se estenderá pela madrugada.

O filme de 1976 é uma coprodução com a França, sendo lançada no Japão apenas como francesa na época para driblar a censura japonesa, que não permitia um lançamento para público geral na forma como o diretor desejava — o filme foi enviado para a França para edição e, com isso, as partes explícitas foram borradas apenas para a projeção japonesa, seguindo as normas de censura.

O roteiro e a direção são assinados por Nagisa Oshima, e o filme tem envolvimento de Koji Wakamatsu, nome importante do cenário audiovisual erótico (pinku eiga) do Japão.

A trama ficcionaliza o caso real envolvendo a gueixa e prostituta Sada Abe (1905-1971), que em 1936 matou seu amante estrangulado. Após o assassinato, ela decepou o pênis e os testículos dele e os carregou consigo até ser presa, quase uma semana após o ocorrido.

Ela foi posteriormente condenada a seis anos de prisão, mas foi liberada após cinco anos de detenção. O diretor teria tentado e conseguido contato com ela ao produzir o longa.

É importante pontuar que não se trata de um filme documental, e há fortes influências de Yojouhan Fusuma no Urahari (1973), também conhecido pelo título em inglês The World of Geisha, de Tatsumi Kumashiro.

O Japão não foi o único país a ter problemas com a película, que foi censurada mundo afora, incluindo o Brasil.

No caso da censura por aqui, se deu durante a Ditadura Militar e foi feita antes mesmo do filme sequer chegar por aqui. Com o lançamento dele em 1976, a revista Manchete (sim, a mesma que anos mais tarde emprestaria o nome ao canal de TV) publicou uma matéria ainda no mesmo ano.

Isso fez com que 12 de 14 censuradores, dos quais nenhum tinha uma cópia da produção em mãos, a proibissem de passar no Brasil. Entre os motivos para a não exibição, estavam desde “a história é terrível” até a moça ser “anormal ao se colocar em cima do amante no ato sexual”.

O bloqueio só seria liberado quatro anos depois, em 1980, quando uma nova comissão foi criada e o filme passou por outra avaliação.

AVISO: o filme contém cenas de sexo explícito e de mutilação, portanto, é inadequado para menores de 18 anos.


Fonte: Estação NET de Cinema