As redes oficiais de Dragon Ball divulgaram hoje (08) que o mangaká Akira Toriyama faleceu em 1º de março em decorrência de um hematoma subdural, um acúmulo de sangue nos espaços das meninges (entre o cérebro e o crânio), que muitas vezes ocorre em função de traumatismo craniano (que, por sua vez, geralmente ocorre devido a acidentes que lesionam o crânio). Nascido em 5 de abril de 1955, ele tinha 68 anos.

imagem: foto de akira toriyama.

Foto de Akira Toriyama em 2002, na Shonen Jump Launch Party, em Nova Iorque (EUA).

Cerimônias funerárias já foram realizadas de forma privada, com familiares e amigos — seguindo os desesjos do autor, não aceitam flores, presentes de condolências, visitas e outros.

O informe também pede que evitem tentar entrevistar a família de Toriyama, e deixa aberta a possibilidade de algum tipo de cerimônia pública para homenagear o autor, ainda sem detalhes definidos.

Toriyama estreou na Shonen Jump em 1978, com Wonder Island — após alguns mangás curtos, seu primeiro sucesso foi Dr. Slump (1980-1984), mas seu nome ficou conhecido mundialmente com Dragon Ball (1984-1995), cujo animê gerou um fenômeno mundial até hoje — a série ainda tem mangás em andamento e um animê a caminho neste ano, Dragon Ball Daima, com o qual ele estava envolvido.

No Brasil, dentre as obras publicadas do autor estão Dragon Ball, Dr. Slump, SAND LAND e Marusaku (Manga Theater). Todos vieram originalmente pela Conrad, mas são hoje republicados pela Panini. Também foram publicados vários derivados de Dragon Ball, incluindo alguns assinados pelo autor, como no caso de Jaco, O Patrulheiro Galáctico.

A Conrad ainda publicou, em 2002, o quadrinho Mangaká: Lições de Akira Toriyama (Toriyama Akira no HETAPPI Manga Kenkyuusho), de autoria do próprio e de Akira Sakuma — esse é um quadrinho mas também uma espécie de guia para criar mangás.

Além de mangás, Toriyama também trabalhou produzindo desenhos para jogos, como Chrono Trigger e a franquia Dragon Quest. O artista deixa um legado enorme no Japão e mundo afora.

Deixamos aqui nossos sentimentos e nosso agradecimento ao autor pelas obras criadas.


Fonte: DB Oficial