A editora Veneta anunciou, nesta terça-feira (12), que irá publicar Nejishiki, volume único de Yoshiharu Tsuge. A informação foi revelada durante uma live no canal do Fora do Plástico, no YouTube.

Trata-se do segundo título do autor a chegar ao Brasil. O Homem sem Talento, também lançado pela editora de Rogério de Campos, foi o primeiro (leia nossa resenha aqui).

imagem: capa japonesa de Nejishiki

Capa japonesa. | Divulgação/Futabasha

 

Em Nejishiki, Tsuge apresenta uma série de histórias curtas de verve surrealista. A que empresta o título à coletânea já nasceu como um marco na história do mangá (considerada revolucionária do ponto de vista formal) e narra um episódio envolvendo um homem de traços caricaturescos. Seu braço é “mordido” por uma água-viva e começa a jorrar sangue. Desesperado, o homem sai do mar em direção à vila litorânea por ele desconhecida a fim de encontrar um médico que possa estancar a sua ferida.

Os diálogos deste e de outros contos criam situações absurdas, assim como a mistura de figuras intencionalmente disformes e cenários absurdamente detalhados, de inspiração realista. O interessante desses contos é a forma não-usual de se narrar uma história. Fica evidente a tentativa de experimentação estética, já que o autor não pretende construir uma trama com início, meio e fim, apenas combina cenas de modo a não resolvê-las a medida em que os quadros avançam.

Publicada em 1986, a obra é considerada um dos marcos da antológica revista Garo e foi destaque numa publicação em que apresentamos alguns dos títulos mais relevantes da história do gekigá. Mais detalhes serão divulgados em breve pela editora.


Fonte: Fora do Plástico