A Toei recentemente divulgou o início das vendas de alguns itens de Futari Wa Pretty Cure Max Heart (2005-2006), a segunda temporada de Precure. Os produtos trazem as protagonistas em um estilo de desenho um pouco diferente do usual:

Contudo, o que mais chamou a atenção dos fãs, incluindo os japoneses, é que, segundo muitos deles, as ilustrações parecem feitas com uso de inteligência artificial — e soma-se a isso o fato da Toei não ter divulgado o nome de qualquer artista responsável pelo design. Com quase 3700 RTs comentados e mais de 100 replies, a maioria das respostas, pelo que pudemos ver, gira em torno do uso potencial de IA.

Há usuários contra argumentando — um deles, inclusive, colocou a ilustração principal no HIVE MODERATION, um serviço de “testagem de uso de IA”, que nesse caso indica como resultado uma probabilidade baixa de ter sido usada algum tipo de ferramenta na imagem:

Outros alegam que a imagem parece ter passado por IA em alguma parte do processo — uns dizem que seria gerada por IA com retoques feitos por profissionais, e outros ainda dizem o oposto, uma imagem criada por um profissional e retocada ou colorida por uma IA.

Parece impossível ter certeza total do que ocorreu, mas a força que o debate ganhou demonstra o quão sensível os fãs estão ao uso de IA por empresas e profissionais — inclusive, mesmo sem ter certeza, boa parte das reações ao potencial uso de ferramentas de IA são negativas.

Leia também:

⇒ Crunchyroll está investindo em I.A. para legendagem e transcrição, diz CEO

Magus Bride entra em polêmica devido ao uso de tradução com IA

⇒ Eiichiro Oda recebe críticas de fãs após vídeo de ONE PIECE feito com inteligência artificial