Segundo Sean Hollister do The Verge, o Discord derrubou os servidores do Suyu e do Sudachi, dois emuladores de Nintendo Switch, e bloqueou também os perfis dos principais desenvolvedores na plataforma.

A empresa não respondeu às perguntas do The Verge sobre o caso, mas enviou um comunicado que contém um trecho dizendo que:

O Discord responde a e cumpre com todos os pedidos legais e válidos da Digital Millennium Copyright Act [DMCA, lei americana de direitos autorais no meio digital]. Nesta instância, também houve uma determinação judicial para derrubar esses materiais e nós agimos de forma coerente com a determinação.

Há algumas semanas, o emulador Yuzu foi desligado após um acordo com a Nintendo. Logo em seguida, vieram Suyu e Sudachi, como substitutos que utilizam partes dos códigos do Yuzu (que era público até o acordo judicial com a Nintendo) — os dois projetos faziam mudanças na estrutura para poder escapar de problemas com a Nintendo.

Os desenvolvedores teriam apenas recebido mensagens vagas sobre estarem compartilhando conteúdo que supostamente viola direitos autorais, segundo a reportagem.

O Discord alega que esse é o procedimento padrão em casos de pedidos de retirada de conteúdo por DMCA, mas o The Verge cita que, neste caso, não há clareza se o DMCA era mesmo válido e afirma ser possível que, com isso, o Discord tenha descumprido com as próprias políticas. Mesmo assim, uma primeira ofensa não levaria ao banimento permanente nem derrubada de servidores.

A Nintendo fez um acordo com a Yuzu, o que implica que ela não provou nada diante de um tribunal e nem criou um precedente jurídico. Por isso, o acordo não dá à Nintendo qualquer direitos sobre os códigos do emulador. Além das mudanças feitas pelos desenvolvedores, esses códigos não estavam no Discord, então não está claro qual direito autoral eles teriam descumprido — pode ser que os usuários do servidor estivessem compartilhando material ilegal.


Fonte: The Verge