Segundo dados revelados pela ANCINE, o filme SPY x FAMILY CÓDIGO: Branco (CODE: White) arrecadou R$ 1.260.449,46 de bilheteria em sua primeira cinessemana (25 de abril a 1º de maio), levando 62.238 espectadores aos cinemas para conferir a aventura standalone da família Forger.

Com esta abertura, o filme já ultrapassa o público de outros filmes recentes de animê (como Suzume e Digimon Adventure 02: The Beginning) e ajuda a consolidar o gênero como uma aposta viável de distribuição.

Contudo, o filme não consta na prévia desta semana do FilmeB.com.br, que lista as 10 maiores bilheterias de cada fim de semana. Isso indica que a tração do longa não convenceu os exibidores, que decidiram abrir mão da produção japonesa em prol dos lançamentos da semana, como Garfield: Fora de Casa, que vendeu mais de meio milhão de ingressos no Brasil.

É difícil avaliar o que levou o filme a ter números aquém do que se esperava. O filme teve boa recepção crítica, com pontuações de 97% e 98% no Rotten Tomatoes e boas resenhas. Não foi um problema de distribuição, pois contou com mais de 500 salas de cinema em seu lançamento, número comparável a O Menino e a Garça e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – To The Hashira Training.

Também não foi uma questão de concorrência, visto que não houve nenhum grande lançamento concomitante com sua estreia. E tampouco pode-se argumentar falta do reconhecimento de marca, visto que SPY x FAMILY é uma commodity disputada em vários setores do mercado, com a Netflix adquirindo a série há poucas semanas, uma edição de mangá bastante popular e produtos licenciados disponíveis em diversas lojas.

Dito isso, os cinemas brasileiros enfrentam uma crise que vai muito além do animê. Desde janeiro, as bilheterias enfrentaram quedas semanais em todas as semanas do ano, exceto pela Semana do Cinema, quando os ingressos eram descontados. A tragédia instaurada no Rio Grande do Sul por conta das enchentes também impactou duramente os números da região.


O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38. Caso prefira outro canal, doe para alguma instituição de sua confiança.