No último dia 11 de maio, ocorreu no Japão um evento especial com ingressos esgotados para reunir os fãs de Ninja Sentai Kakuranger, série que está completando 30 anos de existência. E claro que não foi à toa: corroborando as movimentações dos últimos meses, foi confirmada uma nova produção reunindo o elenco original do Super Sentai.

Ninja Sentai Kakuranger Daisanbu Chuunen Funtou-hen, algo como “Kakuranger Parte 3: O Capítulo da Luta na Meia-idade”, é o nome do filme especial, que funcionará como uma espécie de “episódio 54” da série. Quem assistiu aos ninjas (via meios “alternativos”, já que o programa nunca veio oficialmente para cá) deve se lembrar que a história se dividiu em duas partes, sendo a primeira do episódio 1 ao 24, e a segunda do 25 ao 53 — o final.

imagem: heróis de Kakuranger reunidos

30 anos depois, os ninjas reunidos. | Foto: Divulgação/Toei Company

Um teaser reunindo os nossos queridos tiozões também foi divulgado, e pode ser conferido no link do X/Twitter do Toei Tokusatsu Fan-Club (já que no YouTube ele é restringido, possivelmente em consequência dos contratos de Power Rangers). Confira:

Quem dirige o especial é ninguém menos que Koichi Sakamoto, um dos mais prestigiados do gênero tokusatsu da atualidade. Além de já ter trabalhado em diversas séries das franquias Kamen Rider e Ultraman, ele é responsável pelos filmes Space Squad — que resgataram heróis Metal Hero. Ele também fez o “caminho inverso”, colaborando na direção de muitas temporadas de Power Rangers.

Ayumi Shimo assina o roteiro. Em Super Sentai, ele escreveu alguns episódios de Ryusoulger e Kiramager, além do especial Hero Mama League, que reuniu mamães das heroínas coloridas. Também é dele o último especial de Donbrothers.

imagem: foto de Ohmori Motoki

Ohmori Motoki. | Foto: Divulgação

E pra juntar diferentes gerações, a nova produção de Kakuranger contará com a participação especial de Ohmori Motoki, vocalista da badalada banda Mrs. GREEN APPLE. Ele, que sequer era nascido na primeira exibição da série no Japão, comentou que se tornou fã por influência de seu irmão mais velho, que o fez assistir “fora de época”. Na trama, ele será Goro, personagem ainda sem muitos detalhes revelados.

Kakuranger Daisanbu Chuunen Funtou-hen estreia no Japão diretamente no serviço de streaming Toei Tokusatsu Fan-Club, com previsão para o verão do hemisfério norte (o nosso inverno, entre julho e setembro).

 

Os primeiros ninjas coloridos

imagem: Kakuranger de 1994

Imagem: Divulgação/Toei

Ninja Sentai Kakuranger foi a 18ª série na linha dos Super Sentai, e a primeira com a temática dos ninjas. Na trama, um youkai chamado Kappa engana descendentes de ninjas lendários, fazendo-os libertar outros youkai, que estavam selados em uma caverna desde uma guerra de quatrocentos anos atrás.

Para correr atrás do prejuízo, os descendentes de Sarutobi Sasuke e Kirigakure Saizo precisam se unir aos descendentes de Tsuruhime, Jiraiya (o lendário, não o sucessor de Togakure) e Seikai, formando os Kakuranger.

A série rendeu 53 episódios, exibidos no Japão de 1994 a 1995, além de um média-metragem, exibido nos cinemas locais em 1994, acompanhado de filmes de Kamen Rider J e Blue SWAT. A direção geral foi de Yoshiaki Kobayashi, que já havia trabalhado em Denziman (1980), Sun Vulcan (1981) e Dairanger (1993).

 

Nos EUA e no Brasil, Alien Rangers

Por aqui, vimos alguns fragmentos de Kakuranger como parte de Alien Rangers, um mini-arco da terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers que adaptou cenas da série e seus uniformes. Nesses episódios (disponíveis gratuitamente dublados no YouTube oficial), os Rangers voltam a ser crianças devido à reversão do tempo de Dom Ritão. Resta a Zordon convocar outros Rangers, do planeta Aquitar, para que assumam a bronca de proteger a Terra desprotegida.

Com poderes cedidos por Ninjor, o Guardião do Templo do Poder, Delphine (a primeira líder feminina de uma equipe da franquia, como também acontece na contraparte japonesa), Aurico, Cestro, Corcus e Tideus, se tornam os Alien Rangers, que podem invocar os Borgs de Batalha. Enquanto isso, os Rangers pirralhos da Terra partem em suas respectivas jornadas para resgatar os sub-cristais Zeo, espalhados pelo mundo.

Saiba mais sobre Alien Rangers, incluindo curiosidades sobre a exibição no Brasil, na edição 122 da Coluna do Daileon.


Fonte: Toei Tokusatsu, Oricon


O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

O governador do estado, Eduardo Leite, posteriormente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc.) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.