Segundo estivamativas do FilmeB.com.br, o filme HAIKYU!! The Dumpster Battle arrecadou em torno de 1.109.000 de reais em seu primeiro fim de semana, cravando o oitavo lugar das bilheterias no período de 30 de maio a 2 de junho. Isso representa em torno de 52 mil ingressos, e é um bom indicativo da performance do filme e da franquia no mercado brasileiro.

Apesar de ficar apenas em oitavo lugar dos filmes mais assistidos entre 30 de maio e 2 de junho, HAIKYU!! também teve uma distribuição relativamente pequena, com presença em apenas 180 salas ao redor do país — mas que não desincentivou o fandom a comparecer em massa, fazendo a ocupação média de HAIKYU!! disparar para 45 pessoas por sessão.

Com o forte desempenho, espera-se que o filme sustente sua distribuição por mais algumas semanas, com exibidores se adequando para se adaptar à forte demanda reprimida.

Há alguns fatores que explicam o sucesso de HAIKYU!! The Dumpster Battle. O filme estreou em um feriado prolongado, que beneficiou não apenas ele como vários outros filmes, e acarretou na melhor semana do cinema brasileiro do ano, depois da Semana do Cinema.

Filmes infantis como Garfield e Amigos Imaginários chegaram a ter 50% mais bilheteria que a semana anterior, e até Planeta dos Macacos – O Reinado observou leve aumento de público em sua quarta semana de exibição. Também não havia forte concorrência, com a única estreia de peso — Imaculada — cravando uma sólida quinta posição no ranking.

Mas não é justo atribuir o sucesso apenas a fatores externos. O filme de HAIKYU!! é a continuação cânone daquela que pode-se dizer a maior franquia de animês de esportes em território brasileiro desde Super Campeões, e os fãs anseiam por esta continuação há quatro anos.

Além disso, por se tratar de uma partida de vôlei, o filme evoca uma experiência comunal de esportes ao vivo bastante diferente da experiência individual de se assistir a um filme de ação, e faz do filme um momento que realmente só pode ser vivido em uma sala de cinema.

Não é à toa que a final da Champions League — que também foi exibida em cinemas brasileiros neste fim de semana — conseguiu a proeza de empacotar quase 38 mil pessoas em 208 salas (uma média de 182 pessoas por sessão!).

São boas notícias para os fãs de HAIKYU!!, mas também bons augúrios para outro filme em uma situação muito parecida: BLUELOCK: Episódio Nagi, que já está agendado para estrear aqui no Brasil em 11 de julho.

Veja também:

⇒ Crítica | Haikyu!! The Dumpster Battle


O Rio Grande do Sul segue em situação de calamidade pública, passando por uma das piores tragédias da história do estado, após fortes chuvas e enchentes que permanecem em algumas regiões. O governo estadual reativou o PIX do “SOS Rio Grande do Sul”, criado ano passado, quando o estado foi também assolado por fortes chuvas, para receber doações que serão direcionadas para dar apoio humanitário às vítimas. Para ajudar, doe pela chave CNPJ 92.958.800/0001-38.

O governador do estado, Eduardo Leite, recentemente informou que o dinheiro doado será utilizado com foco na reconstrução da vida das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes, e não em assistência premente. Caso prefira doar para uma instituição da linha de frente nos resgaste e auxílios imediatos, a Vakinha está realizando o Movimento SOS Enchentes. Outros movimentos confiáveis também estão recebendo doações, como o Cozinhas Solidárias, do MTST, que está oferecendo comida para desabrigados e necessitados. Os Correios estão recebendo doações de insumos (roupas, itens básicos, alimentos etc) para envio sem custo às vítimas. Se preferir, doe para outra instituição de sua confiança.


Siga e acompanhe as notícias do JBox também pelo Google News.