A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou na quarta-feira (16), os 32 filmes submetidos à categoria de Melhor Filme de Animação para a 92° cerimônia do Oscar, principal premiação da arte em produções cinematográficas. Dentre as animações que podem concorrer ao prêmio, estão submetidos quatro produções japonesas:

Children of the Sea (dirigido por Ayumu Watanabe – Studio 4°C)
Okko’s Inn (dirigido por Kitaro Kosaka – DLE e Madhouse)
Promare (dirigido por Hiroyuki Imaishi – Trigger e XFLAG)
Weathering With You (dirigido por Makoto Shinkai – CoMix Wave Films)

Desde que o Oscar de Melhor Filme de Animação passou a ser uma categoria recorrente e um prêmio da Academia ao Mérito, em 2002, somente uma produção japonesa venceu a estatueta até hoje: A Viagem de Chihiro (Spirited Away), do renomado Estúdio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki. Curiosamente, esta também foi a única vez que uma animação 2D recebeu o prêmio.

Somente foram indicados: O Castelo Animado (Ghibli), em 2006; Vidas ao Vento (Ghibli), em 2014; O Conto da Princesa Kaguya (Ghibli), em 2015; As Memórias de Marnie (Ghibli), em 2016; A Tartaruga Vermelha (animação franco-belga-japonesa do Wild Bunch, Ghibli e Why Not Productions), em 2017; e Mirai (Estúdio Chizu), em 2019. A 92ª cerimônia do Oscar, que homenageará os melhores filmes de 2019, ocorre no dia 9 de fevereiro de 2020, e apenas 5 filmes devem ser escolhidos para concorrer ao Oscar de Melhor Animação.

[Via Anime News Network]


Sobre Children of the Sea

Baseado no mangá de Daisuke Igarashi (publicado por aqui pela Panini) e a primeira adaptação cinematográfica de uma obra do autor, Children of the Sea também é o primeiro filme de Watanabe lançado nos cinemas desde Space Brothers #0 (2014). Conta com trilha sonora original composta por Joe Hisaishi, um colaborador de longa data do Estúdio Ghibli. Situada perto do oceano e com o tema dos mistérios da vida, ela descreve as conexões entre a humanidade e a natureza.

Sinopse: Nas férias de verão, Ruka conhece Umi e Sora, dois meninos de origem estranha e misteriosa. Fascinados pelas crianças que nadam como se voassem pelas águas do mar, Ruka e outros adultos estabelecem uma complexa relação com elas. Mas um fenômeno inexplicável começa a ocorrer em vários locais pelo mundo: os peixes estão começando a desaparecer.


Sobre Okko’s Inn

Longa animado dos estúdios LDE e Madhouse, dirigido por Kitaro Kosaka e escrito por Reiko Yoshida, Okko’s Inn é uma linda e emocionante história sobre Okko, uma criança que após a morte de seus pais, passa a viver com a avó num hotel onde existem fantasmas, e somente ela pode enxergá-los! Além do filme, também possui uma série de animê com 24 episódios, exibidos originalmente em 2018.

Sinopse: Depois de perder seus pais em um acidente de carro, Okko vai viver no campo com sua avó, dona de um hotel japonês construído no topo de uma antiga fonte que dizem ter águas curativas. Enquanto ela lida com suas tarefas e se prepara para ser a próxima zeladora do hotel, Okko descobre que existem espíritos que vivem alí.


Sobre Promare

Dirigido por Hiroyuki Imaishi e escrito por Kazuki Nakashima (que trabalharam juntos em Gurren Lagann e Kill la Kill), Promare é uma animação de aventura e ação que mistura elementos 2D e 3D, com personagens desenhados por Shigeto Koyama e música composta por Hiroyuki Sawano. Muitos críticos avalariam o projeto como um “refinamento da fórmula do estúdio Trigger,” resultando numa de suas melhores produções.

Sinopse: A aparição de Burnish, uma raça de seres empunhando chamas que surgiram através de mutação, desencadeou a situação sem precedentes que destruiu metade do mundo com fogo. 30 anos se passaram desde então, e um grupo de membros ofensivos que se intitulam “Mad Burnish” começam a destruir o mundo novamente.


Sobre Weathering With You

Do mesmo diretor de Cinco Centímetros por Segundo e Your Name., Weathering With You (ou Tenki no Ko) inclui Masayoshi Tanaka como designer de personagem, Atsushi Tamura como diretor de animação e Hiroshi Takiguchi como diretor de arte.

Sinopse: Hodaka Morishima deixa seu lar numa ilha isolada e se muda pra Tóquio, onde imediatamente vai à falência, passando a viver seus dias em isolação, até finalmente encontrar um emprego como escritor para uma revista obscura ocultista. O tempo na cidade fica chuvoso dia após dia, e uma garota chamada Hina Amano, que Hodaka passa a conhecer, tem uma vida alegre e um certo poder: fazer parar de chover.