O texto abaixo foi resgatado no dia 19/02/2019, direto do web.archive.org, que registrou alguns períodos perdidos do site JBox. Houve revisão, mantendo a coerência com a época original em que foi publicado, dia 1º de junho de 2007. Os comentários da época não puderam ser recuperados.

Mais um anime pra lista de “animes perdidos” no mercado brasileiro de DVDs. Como ninguém noticiou – pra variar – não podemos perder a chance de dar o nosso plá :P. Fábulas de Esopo: As Aventuras de um Menino Travesso foi um dos primeiros animes que saíram em VHS no país (pela Brazil Home Vídeo, atual Sato Co) e sua versão em DVD, bem básica, foi distribuída pela Versátil Home Vídeo.

Manga Aesop Monogatari (título original) é uma produção da Toei Animation de 1983, baseada nas famosas fábulas infantis do grego Esopo, que datam do século 6, antes de Cristo! Com toda certeza você deve conhecer a história da “Cigarra e a Formiga” ou da “Tartaruga e a Lebre“.

Capa do DVD ‘Fábulas de Esopo’

O anime é uma adaptação livre feita pelos japas, onde o protagonista das histórias é um menino levado chamado Esopo. Um dia depois de uma grande travessura sua, ele acaba indo parar na’ Terra dos Animais que Falam’. Junto com uma fadinha perdida, o menino vai tentar voltar pra sua casa, só que no caminho ele encontra com a tartaruga, a lebre, a cigarra…

Ideal para os pequenos, o anime é um tanto raro de ser encontrado em lojas. Sua versão brasileira foi realizada na BKS e o filme chegou a ser exibido na Manchete nos anos 80 – sendo um clássico da infância de muita gente.