omega

O anime Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega é uma obra controversa. Concebida como “continuação” da série de TV original, ela por um lado ajuda a angariar novos fãs para a franquia, mas por outro provoca o ódio de alguns dos seguidores da série original. O problema é que esses tais fãs tratam a série clássica como se fosse a coisa mais genial do mundo desde a invenção do Pão com Mortadela, coisa que Saint Seiya não é.

De fato, Os Cavaleiros do Zodíaco possui vários furos, inconsistências e falhas. Isso é tão óbvio quanto a reciclagem de sprites em King of Fighters. Mas ainda assim eu adoro a série, que tem algumas sacadas boas sim. Não é o melhor mangá/anime do mundo, mas cumpre seu propósito de vender bonequinhos divertir.

A resenha a seguir não será do anime Ômega em si, mas do material que a PlayArte lançou aqui no Brasil, com base nos aspectos técnicos e aparência do produto entregue. Dito isto, sigamos em frente.

O box 1 possui 3 DVD’s com 4 episódios cada, totalizando 12 capítulos. Pode parecer pouco, mas ao menos foram mais episódios que a caixa lançada na França também em setembro (10 episódios em 2 discos pelo módico preço de 40 Euros, que dá quase 120 reais!!!).

cdzomega2

 

O box nacional não possui qualquer atrativo a mais como pôsteres, cards ou camisetas (seriam bem vindos), e os DVD’s 2 e 3 possuem erros de impressão na parte traseira, como relatados no JBoxcast #Zero (falta de continuidade na numeração dos episódios no DVD 2 e numeração errada nos episódios do DVD 3 – Todos estão como “episódio 1”).

Além disso, os três discos em sua parte traseira na embalagem acusam um extra “inexistente”, que seria o encerramento original (CDZ Ômega não tem tema de encerramento). As caixas dos DVD’s usam o material padrão, e posso estar sendo bem escroto, mas é chato elas serem pretas e os da fase clássica terem caixas transparentes.

Internamente, o menu é um bocado “comum”, não tem o capricho dos vistos no material da série clássica (diabos, eu preciso parar de comparar os DVD’s, o pessoal vai achar que estou comparando as séries…), mas a qualidade de áudio/vídeo dos mesmos compensa.

Ficando no 16×9, não é recomendado para TV’s tubão, mas se você tem uma TV com suporte a Widescreen ou um monitor que ajude nisso, é só pegar o balde de pipoca e correr pro abraço.

A dublagem de Cavaleiros do Zodíaco Omega é muito boa. As vozes foram bem escolhidas e cada dublador desempenhou bem seu papel. Inclusive os dubladores clássicos que aparecem (Hermes Baroli e Ulisses Bezerra) deram um tom mais maduro, simbolizando o tempo que se passou entre a série clássica e Ômega.

cdzomega1

 

A Letícia Quinto continua com a mesma Saori de sempre, apesar de não combinar a voz com o traço mais sutil de Ômega. Alguns podem estranhar o uso do termo Mulher Cavaleiro, mas ele FAZ sentido, visto que no original as Amazonas são chamadas de Onna Saint (女聖闘士).

Como extras, temos o Making-of da Dublagem, mostrando um pouco do trabalho por detrás das cortinas na versão. E dessa vez, ao contrário do Making of de Hades, mostra também os dubladores cariocas, Luis Carlos Persy (Marte) e Luísa Palomanes (Yuna), além da abertura original sem créditos.

Finalizando, se você curte Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega acho que deveria dar uma chance ao box nacional. Agora se você não curte ou não se interessa, não vai ser uma recomendação minha que vai mudar isso.

Independente disso, todo e qualquer lançamento de anime em Home Vídeo é bem vindo, desde que bem trabalhado com o público, e nesse sentido, evite de baixar ripagens de material oficialmente lançado aqui porque isso prejudica e desestimula qualquer lançamento do gênero, afinal de contas tem MUITA COISA BOA que merece ser lançada.

 

Cavaleiros-do-Zodiaco-Omega-box