attacktitans

A série que dispensa apresentações, Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs / Attack on Titan) de Hajime Isayama, conseguiu alcançar o impressionante montante de 2,5 milhões de cópias vendidas do volume 1 segundo o site japonês Oricon.

Embora não saibamos a tiragem em circulação do título (quantidade posta à venda), só esse valor faz dele o segundo título de maior tiragem de todos os tempos no Japão, ultrapassando títulos como Slam Dunk, Dragon Ball, NANA, Vagabond, Naruto, Bleach, Death Note e muitos outros (confira a lista um pouco defasada aqui).

Se você está a par do mundo japonês sabe muito bem quem está em primeiro lugar: o imbatível monstro de vendas One Piece. Imbatível, será?

Se você possui uma boa memória vai lembrar que em 2012 a série bateu seu próprio recorde pela décima segunda vez com um total de 4,05 milhões de cópias em circulação no Japão (desde então ficou quietinho na dele).

Analise a tabela acima. OP estava preso a menos de 3 milhões durante os primeiros 56 volumes e foi só em 2011 que a editora disse um “foda-se” e subiu o número de tiragem para valores absurdos.

O que a maioria não percebe é que One Piece não vende 4 milhões e esses aumentos extraordinários não são reflexos de um aumento agressivo de vendas, mas parte de uma estratégia de marketing, volume após volume OP apareceu nos jornais por quebrar seus recordes, olha a propaganda massiva aí!

Então resta a pergunta: E quanto One Piece vende? A verdade é que mesmo no Japão ninguém informa esse tipo de coisa por lá não, viu? Mas lá existe uma empresa que acompanha as vendas de milhares de lojas e estabelecimentos, o Oricon, e todas as semanas prepara listas e mais listas de vendas com o número de venda estipulado. E quando dizemos estipulado não significa que não seja confiável, muito pelo contrário, o erro deles é bem pequeno.

Mas enfim e quanto o Oricon diz que One Piece vende? Em  25 de dezembro foi informado que o volume 72 vendeu 2.664.403 depois de 10 semanas à venda (que convenhamos quem queria comprar comprou, né?). O volume 71 depois de 11 semanas vendeu 2.810.973, já o 70 em 10 semanas vendeu 2.888.775, o 69 teve 2.913.765 em 10 semanas, o 68 teve 2.865.262 em 16 semanas, 0 67 teve 3.031.881 em 15 semanas. Vale a pena comentar que esse número de semanas reflete a última vez que eles apareceram nos ranks (que lista 50 obras).

Agora você sabe que muito da “fama” é fachada e começa a perceber que na verdade todos aqueles aumentos absurdos deviam ser uma resposta à perda de vendas. Se formos ver a série até está vendendo menos, o 72 teve uma queda significativa (embora perto de milhões 150 mil parecem nada) e a queda de “semanas” no lista mostra perda de vendas também.

Vamos ver quanto os Titãs vendem no mesmo site? O volume 1 tem 2.551.388 volumes vendidos após 132 semanas, o volume 8 tem 2.149.997 após 75 semanas, o volume 9 tem 2.143.120 após 61 semanas, o volume 10 tem 2.119.649 após 43 semanas, o volume 11 tem 1.680.149 após 26 semanas e o volume 12 tem 1.467.972 após 9 semanas.

Logo de primeira algum engraçadinho pode apontar e dizer “Haha! O último volume vendeu metade do último de One Piece!“. Isso é verdade, mas tem um (nem tão) pequeno detalhe que faz muita diferença: One Piece tem um público leitor estável, Ataque dos Titãs não. Vou explicar melhor: Quem compra OP acompanha a série e compra seus volumes em dia, por isso após cerca de 10 semanas o título some das listagens (e olha que os últimos volumes nas listagens vendem cerca de 15 mil exemplares, isso é tiragem brasileira de títulos de meia tigela).

O mesmo não acontece com Shingeki no Kyojin. Te surpreenderia saber que todos os valores e volumes dele que listei saíram no rank referente à semana passada? Dentro de 50 títulos, 6 são Attack on Titan. Inclusive em 2013 todos os volumes continuamente figuraram as listas e em algumas delas*. Sabe o que isso indica? Isso mesmo, que não tem público leitor definido, a quantidade de pessoas conhecendo a série é tão grande que o volume 1 ainda está no rank depois de 132 semanas. Gente, 132 semanas são mais de 2 anos.

Tem mais uma coisa que você deve saber, embora ler o volume 72 de One Piece possa ser confuso para quem não leu os 71 anteriores, você não precisa realmente ler os 71 para começar a entender o que está acontecendo. Agora Shingeki no Kyojin, eu duvido que você entenda qualquer coisa só de ler o volume 12. Isso significa que todos os leitores novos vão mesmo ter que começar do 1. E é isso que essas semanas absurdas nos mostram, a enorme quantidade de novos leitores começando a ler a obra e alcançando os volumes mais recentes.

O motivo do 7 para baixo não aparecer é outra coisa interessante e fácil de entender: o anime termina no volume 8. Ou seja, único atalho disponível. =P

Por esse motivo não é exatamente “justo” comparar a venda dos últimos volumes. Mas cheguemos a um acordo de que Ataque dos Titãs está vendendo uns 2 milhões de volumes, o que faz sentido com a tiragem deles de 2,2 milhões (esse aqui é dado oficial, tá?). One Piece vende consideravelmente mais que Eren e sua turma do barulho, mas o “buraco” entre eles de repente parece muito menor, não é? Ainda mais considerando a “queda” de OP.

Mesmo se formos comparar totais One Piece lança mais volumes ao ano que os Titãs, novamente a coisa fica um pouco “injusta”. Mas segundo o Oricon em 2013 OP vendeu 18.151.599 volumes (principalmente o 5 últimos, 68 a 72) contra 15.933.081 dos Attack on Titan (todos os 11 primeiros volumes apareceram na lista).

Interessante notar também que o fechamento de 2013 os volumes daquele ano, o 10 e o 11, tinham 1.915.976 e 1.453.879 respectivamente, o que mostra que nesse mês de janeiro ambos venderam cerca de 200 mil unidades, convenhamos não é pouco para um volume de quase 1 ano de idade.

Você ainda acha que a série do Eiichiro Oda é imbatível? Quanto tempo a galinha de ouro da Kodansha vai levar até estabilizar e, quando o fizer, venderá mais que One Piece? Não sei, mas uma coisa eu prevejo: os próximos volumes da obra irão ter aumentos consideráveis. Por quê? As próximas edições acompanharão OVAs (OVDs) com “uma história alternativa” feitos pelo mesmo studio do anime, o Wit. A venda pode estourar ainda mais se o treco for bem feito, fica só olhando.

Fonte das informações: Diversas páginas e relatórios do Oricon (e coloca várias nisso), anúncio de tiragem da própria Kodansha, diversos anúncios em revistas, mangás e veículos de informação das empresas japonesas (relativo ao quadro de tiragem e top 40). A lista completa das vendas de 2013 está disponível aqui (link externo).

*Correção da linha, anteriormente se fazia entender que era um record aparecer 6 vezes numa lista.