Nesta terça e quinta, dias 19 e 21 de junho, acontece uma mostra especial na Universidade de Brasília, trazendo os filmes Entre-Laços (que foi exibido recentemente em alguns cinemas brasileiros) e o clássico do Studio Ghibli Túmulo dos Vagalumes.

Cada dia e filme aborda uma temática particular. No dia 19 será exibido Entre-Laços (Karera ga honki de amu toki wa, 2017), às 17h, seguido de uma roda de conversa que tratará do assunto “LGBT no Japão e nos países asiáticos“. A escolha não é à toa: a obra tem direção e roteiro de Naoko Ogigami, sendo um dos primeiros filmes do Japão a trazer uma história envolvida na temática LGBT. A trama mostra a garotinha de 11 anos Tomo (Rinka Kakihara), que é abandonada por uma mãe alcoólatra e acaba sendo acolhida pelo tio Makio (Kenta Kiritani). Só que o parente vive com uma namorada transexual, a Rinko (Toma Ikuta), o que traz um choque inicial à pequena. Com leveza, o filme se desenrola na descoberta de Tomo pelo verdadeiro significado de uma família.

Já no dia 21, também às 17h, é a vez de Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka, 1988), que servirá para discutir o tema “As guerras que ocorreram no Japão e o impacto na sociedade japonesa“. Dirigido pelo lendário Isao Takahata, a trama emocionante se passa em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial, acompanhando a luta por sobrevivência de dois irmãos que se veem abandonados pela própria família, por consequência da escassez de recursos.

As exibições acontecem no auditório do Instituto de Letras, localizado no subsolo do ICC Sul, seguidas pela roda de conversas no mesmo local. A mostra é aberta a todos os interessados e não só aos alunos do UnB.

Mais informações no telefone e Whatsapp: 61 8292-7006 (Anna)