Saudações inca-venusianas! (Awika!) Esqueça os boatos sobre quem é quem no 43º Super Sentai. Os atores de Ryusoulger tem data e hora de anúncio oficial definidos. E com direito à live. O fim da era Heisei se aproxima e com ele mais festejos para celebrar os Riders. Tem Jaspion no streaming da Record, Power Rangers na TV por assinatura, as últimas sobre o anime ULTRAMAN e dois dedos de nostalgia relembrando a passagem da última série tokusatsu reprisada na Manchete. Unam suas mãos, o coração e a mente! Meditation!!!


Live exclusiva

Às 12h30 (de Tóquio) do próximo dia 6 de fevereiro acontecerá no Japão uma coletiva de imprensa que formalizará o anúncio do elenco de Kishiryu Sentai Ryusoulger. A conferência será transmitida ao vivo exclusivamente pelo aplicativo Video Pass.

Ryusoulger estreia dia 17 de março na emissora japonesa TV Asahi. Antes disso, será exibida a minissérie 4 Week Long Special Super Sentai Strongest Battle!! a partir de 17 de fevereiro (leia mais aqui). Ryusoulger é o quarto Super Sentai a abordar o tema sobre “dinossauros” e também vai apresentar elementos de “cavaleiros”.

Sinopse:

Antigamente… bravos cavaleiros lutaram contra o terrível Druidon. Com seus parceiros dinossauros. Eles foram chamados Ryusoulger. Eles formaram seus parceiros dinossauros, os Kishiryu, controlavam os poderes das Ryusouls e eram chamados de Ryusoulger. Agora, o mundo está em paz graças a eles. Porém, o retorno de Druidon está próximo e os Kishiryu deverão despertar mais uma vez. Agora, um novo Super Sentai jamais visto antes está chegando!


A volta do Tarzan Galático

O serviço de streaming PlayPlus, pertencente ao grupo Record, vai disponibilizar em seu catálogo a série O Fantástico Jaspion. A informação foi vazada na noite da última sexta através do perfil do cantor Ricardo Cruz no Instagram (que gravou entrevista para a RecordTV falando sobre o herói japonês).

Em release de imprensa, a Record nos confirmou o lançamento dos 46 episódios no serviço já na próxima segunda-feira, 21 de janeiro.

Confira mais detalhes aqui.


Outro futurista

Mais um Rider do futuro está confirmado em Kamen Rider Zi-O. Seu nome: Kamen Rider Quiz. Ano de origem: 2040. O personagem vai aparecer no episódio deste domingo (20) e será vivido por Katsuhiro Suzuki, o Red Buster de Go-Busters (série Super Sentai de 2012).


Série própria

Ainda falando em Rider do futuro, Kamen Rider Shinobi vai ganhar uma série derivada. Kamen Rider Zi-O Spinoff PART1 “RIDER TIME SHINOBI” estreia no final de março pelo serviço japonês de streaming Toei Tokusatsu Fan Club. Hidewa Tawada volta a interpretar Rentaro Kagura/Kamen Rider Shinobi.

Neste spin-off veremos a verdadeira natureza do personagem vindo do ano 2022 que não foi mostrada em Kamen Rider Zi-O. Takayuki Shibasaki é o nome do diretor da nova produção. O mesmo trabalhou em Kamen Rider Drive.


Nova opção

Pra quem é assinante da NET, já estão disponíveis gratuitamente através do serviço NOW (menu Kids) as seguintes temporadas de Power Rangers:

Power Rangers no Espaço (1998)
Power Rangers na Galáxia Perdida (1999)
Power Rangers o Resgate (2000)
Power Rangers Força do Tempo (2001)
Power Rangers Força Animal (2002)
Power Rangers Tempestade Ninja (2003)
Power Rangers Força Mística (2006)
Power Rangers Operação Ultraveloz (2007)

Todas as temporadas estão disponibilizadas apenas com o áudio dublado. Os longas Power Rangers – O Filme (de 1995) e Saban’s Power Rangers (de 2017) também estão no ar. O primeiro na versão legendada e o segundo nas versões dublada e legendada. Este último é o único título da franquia que não é gratuito no serviço.


Fala, Evolt!

A Toei lançou um novo trailer de Kamen Rider Build NEW WORLD: Kamen Rider Cross-Z. Curiosamente, a narração é de Tetsuo Kanao, a voz do vilão Evolt/Kamen Rider Evol em Kamen Rider Build. O filme será lançado nos cinemas japoneses em 25 de janeiro (próxima sexta), seguido por um lançamento em DVD e Blu-ray em 24 de abril.

Leia sobre o filme na edição 24 da coluna.


Den-O, eu escolho você!

https://www.youtube.com/watch?v=rxOomfm6OHE

Takeru Satoh, o Kamen Rider Den-O original da série de 2007, virou garoto-propaganda. Ou melhor, um treinador de Pokémon. Ele e o ator Ryunosuke Kamiki (que contracenou com Satoh nos dois últimos filmes live action de Samurai X como Seta Sojiro) interpretam treinadores de Pokémon para apresentar o mais novo sistema de batalha player-vs-player. O comercial está sendo veiculado na TV japonesa desde o último dia 11.


Tema de anime

https://twitter.com/OLDCODEX_NEWS/status/1085303203560734720

Sight Over The Battle“. Este é o nome do tema de abertura de ULTRAMAN. que será interpretado pela banda OLDCODEX. A mesma já contribuiu para as trilhas sonoras dos animes Free! e Kuroko no Basket. O anúncio foi publicado oficialmente via Twitter.


Seven, Seven, Seven!

Ainda sobre o anime que estreia mundialmente em 1º de abril pela Netflix: o design do Ultraman versão 7.0, trajado por Dan Moroboshi, foi divulgado nesta semana. Nada de tão diferente do que já foi visto no mangá da dupla Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Veja:


Ficha suja

Yusuke Tomoi, o ator que interpretou Ryou Asihara/Kamen Rider Gills em Kamen Rider Agito (2001), anunciou neste fim de semana que irá se desligar da indústria de entretenimento. Essa decisão é somada às alegações de adultério, violência doméstica e até furto contra três mulheres.

As diferentes alegações admitiram vários casos de agressão contra uma mulher com quem Tomoi estava namorando, cometendo adultério com outra mulher e o roubo de 30 milhões de ienes de uma mulher separada.


A noite do Grease

Em comemoração ao sucesso de Kamen Rider Heisei Generations FOREVER, fãs da franquia promovem um evento chamado “Kouhei Takeda Night” para o dia 14 de fevereiro (o dia dos namorados em alguns países como o Japão), no teatro Shinjuku Wald 9, em Tóquio.

Como o próprio nome sugere, o evento é uma homenagem ao ator que deu a vida aos personagens Kazumi Sawatari/Kamen Rider Grease em Kamen Rider Build (2017) e Otoya Kurenai/Kamen Rider Ixa/Kamen Rider Dark Kiva em Kamen Rider Kiva (2008). A programação inclui a exibição do mais novo filme de Kamen Rider e do episódio 47 de Kamen Rider Build, que contará com comentários de Kouhei Takeda em pessoa.

Além disso, em 27 de janeiro, será realizada uma exibição do filme de verão de Kamen Rider Kiva, marcando 11 anos da data da estreia da série de TV pela TV Asahi.

O filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER continua em cartaz nos cinemas japoneses.


Change Beetle!

Kamen Rider Blade completa 15 anos de lançamento em 2019. Para entrar no embalo, a Premium Bandai vai inaugurar a linha Complete Selection Modification dedicada à série, que incluirá os gears de transformação Blay Buckle, Rouze Absorber e Blay Rouzer que estarão à venda (no Japão, é lógico) em dois tipos de pacotes.

Complete Selection Modification é uma linha destinada a colecionadores que apresentam versões mais detalhadas dos brinquedos do tipo DX. No ano passado, Kamen Rider Ryuki (versão original de Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão) também fez parte desta linha com atualizações dos dispositivos de transformação dos personagens: cinto e cards.

A nova linha de Kamen Rider Blade será revelada em 25 de janeiro, data de aniversário da estreia da série via TV Asahi.


Divulgação

A apresentação teatral de Kamen Rider Zangetsu acaba de ganhar um pôster oficial para divulgação. O espetáculo que conta com a volta do ator Yuki Kubota na pele do anti-herói Takatora Kureshima/Kamen Rider Zangetsu, da série Kamen Rider Gaim (2013), estará em cartaz em Tóquio entre 9 e 24 de março e em Kyoto de 28 a 31 de março.

O roteiro é de Nobuhiro Mouri e a supervisão é de Gen Urobuchi (roteirista principal de Kamen Rider Gaim).


Grande encontro

Nesta semana, Ricardo Cruz recebeu em seu canal o grande Alexandre Nagado. Antigo redator da revista Herói que escreveu várias matérias sobre anime e tokusatsu. Atualmente ele toca o blog Sushi POP, onde ele aborda sobre esses temas além de mangás, J-pop, entre outros assuntos ligados à cultura pop japonesa. No bate-papo, Cruz e Nagado falam sobre anime song. Para quem curte tokusatsu, temas de heróis clássicos como Ultraman, Ultra Seven, Jaspion, Changeman, Metalder, entre outros são mencionados.


O último brilho de Maskman na TV

No dia 18 de janeiro de 1999, a saudosa Rede Manchete começava a sua então nova programação sob o comando da produtora RGC (Rede Gospel de Comunicação), da Igreja Renascer. Parceria controversa firmada pelos Bloch, que aparentemente seria a luz no fim do túnel para sanar em até 90 dias a sua pior crise. O contrato vigoraria por 15 anos. O slogan da vez era: “Nova Manchete. Tudo novo no verão 99″. De novo não tinha absolutamente nada. Naquele primeiro momento retornavam os programas Mulher de Hoje (com Claudete Troiano), Frente a Frente (com Salomão Shvartzman) e até o Jornal da Manchete, que estavam fora do ar devido à essa má fase que contribuiu para a extinção da emissora carioca em maio daquele ano. Curiosamente a reprise da novela Pantanal ainda estava em exibição e era prometido também um programa infantil que seria comandado por Simony (ex-Balão Mágico) a partir de março.

As séries japonesas permaneciam na grade e em dois horários de segunda a sexta. A série tokusatsu Jiraiya era exibida às 11h da manhã e às 18h30; o anime Shurato às 11h30 e às 19h; e Yu Yu Hakusho às 12h e às 19h30. Isso sem contar as reprises em horários alternativos aos sábados e domingos.

Anúncio da então nova programação da Manchete para janeiro de 1999 (Foto: Reprodução/Folha de S. Paulo)

O que realmente ninguém esperava é que mais uma série tokusatsu seria reprisada. Na noite do dia 23 de janeiro de 1999, o clássico Defensores da Luz Maskman (Hikari Sentai Maskman) voltava a ser exibido pela Manchete depois de vários anos fora do ar. Segundo registros de programação, a última exibição até então tinha sido em outubro de 1992. Assim como Jiraiya, a série Super Sentai do ano de 1987 retornou sob autorização da extinta distribuidora Tikara Filmes, administrada pelo sr. Toshihiko Egashira.

Maskman era exibido nesta fase aos sábados às 20h, antes do Jornal da Manchete. Aos domingos, o mesmo episódio era reprisado às 19h, seguido pelo episódio seguinte às 19h30. Inicialmente foram liberados os primeiros seis episódios. Todos reexibidos nesta fase que acabou prematuramente. É que o contrato com a Renascer foi cancelado no dia 12 de fevereiro de 1999 por Pedro Jack Kapeller (o Jaquito), presidente do grupo Bloch. O motivo, segundo comunicado lido na edição do principal noticiário da casa no mesmo dia foi por “descumprimento de cláusulas contratuais”. Com as tradicionais coberturas de carnaval fora dos planos naquele ano (por ser contra os princípios da Renascer), a Manchete exibiu os mesmos seis episódios de Maskman entre 15 e 17 de fevereiro – da segunda de carnaval até a quarta-feira de cinzas – das 15h às 16h. No esquema tapa-buraco e para cobrir o horário do programa Mulher de Hoje, que não foi exibido nesses dias. Apesar de não constar nos registros de programação, a medida foi emergencial. Tanto que a Manchete ainda chegou a exibir um programa com trechos de carnavais anteriores no resto do horário vespertino.

Após a folia, Maskman ocupou a faixa das 14h, sempre com dois episódios de segunda à sexta e com mais episódios. Em março, a saída de Claudete Troiano da emissora deixou a grade de programação desestruturada. Era fácil encontrar programas religiosos pela manhã, infomerciais intercalados e o trio Jiraiya, Shurato e Yu Yu Hakusho em dois horários. Os animes também passavam em dose dupla nos fins de tarde.

O quinteto Maskman e o Jato Canhão, a segunda arma fatal do grupo

Maskman era a mais “isolada” das séries japonesas no ápice da crise da Manchete e atuava meramente como “tapa-buraco” da grade. Mudou de horário no mesmo mês: dois episódios na faixa do meio-dia. Assim ficou até um pouco depois da extinção/venda da emissora carioca em 10 de maio de 1999. Os primeiros 36 episódios foram reprisados à exaustão. Boa parte das exibições em horários ruins. Se a Manchete estava agonizando, imagine então quem tentava acompanhar ou quem ligava a TV na esperança da emissora liberar episódios com o Mask X-1 em ação, a revelação do segredo do Rei Zeba ou até mesmo Akira/Blue Mask se tornar um terrível espadachim das trevas.

Sob nova direção, a Manchete se encontrava em transição para a RedeTV!Maskman sofria mudanças constantes de programação. Ora ao lado das demais séries japonesas, ora intercalando infomerciais. Sua última exibição se deu em 31 de outubro de 1999, às 7h30 de uma manhã de domingo, com a exibição do episódio 36 (As Gêmeas) – justamente o último do lote das intermináveis reprises. Na mesma data, Jiraiya, Shurato e Yu Yu Hakusho também saíram definitivamente da programação de testes da RedeTV!.

Maskman figurou o Top 5 da Manchete, ao lado de Jiraiya, variando entre 1 e 2 pontos de audiência. Bem, dificilmente veremos Takeo, Kenta, Akira, Sayaka e Keiko brilhar mais uma vez na TV brasileira como um bom clássico japonês merece. O último Super Sentai lançado no Brasil também foi o último suspiro da programação infanto-juvenil da Manchete.

Mask X-1 jamais foi apresentado durante a transição da Manchete para a RedeTV!

Nota do colunista: Lembro que tomei um baita susto quando Maskman saiu definitivamente do baú da TV. Estava de bobeira vendo as reprises de Shurato e Yu Yu Hakusho quando de repente apareciam umas mãos fazendo o gesto de meditação zai (abrindo as mãos com o dedo indicador e unindo os polegares) e a narração do saudoso Carlos Alberto Amaral dizendo: “Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos nosso corpo, essa força infinita se manifestará“.

A nave-mãe Turboranger em ação

Pra mim, essa foi a série mais difícil de acompanhar durante a fase final da Manchete. Sábado à noite era ideal, pois ficava em casa. Domingo à noite? Às vezes. Geralmente saía com a família, mas dava um jeito de assistir sempre que aparecia uma brecha. Por sorte assisti às reprises de Maskman nas tardes do carnaval daquele ano. Porém não conseguia assistir no meio da tarde, pois estudava nesse período. Quando mudou de horário para o meio-dia (curiosamente o mesmo horário das últimas exibições em 1992) não dei tanta sorte assim. Isso porque a Manchete Fortaleza (uma das cinco emissoras próprias da rede) tinha um programa local muito chato nesse mesmo horário. Poucas vezes o mesmo começava com atraso e dava pra ver os primeiros minutos do episódio, mas ficava fulo quando era cortado pelo tal programa. (Onorê!) Após a venda da Manchete, a programação local acabou e dava pra assistir na mesma faixa antes de ir pra escola. Maskman ficou nesse horário até o dia 31 de maio, ao exibir os episódios 21 e 22 (A Sombra do Nevoeiro e A Aura na Tempestade). A partir do dia 1º de junho a RedeTV! passou a exibir o mesmo episódio diário em dois horários: 11h e 18h45. Porém com pouco tempo. A emissora mudava de programação quase toda semana. Tentar acompanhar esse clássico em meio à uma grade sucateada era uma tarefa hercúlea.

Até hoje Maskman é uma das minhas séries Super Sentai favoritas ao lado de Flashman, Jetman, Dairanger, entre outros. Ou senão, uma das melhores da franquia. Os Defensores da Luz me cativaram na infância pela carga dramática e pela trilha sonora. E isso só potencializou durante minha pré-adolescência com as últimas reprises na TV brasileira. Fiquei meio triste pela RedeTV! não ter dado continuidade à série como merecia. Achava que o looping de reprises era algum tipo de “suspense”, mas a ficha caiu quando a então mais nova rede de TV do Brasil entrou no ar. :P

PS: Também escrevi essa resenha sobre Maskman em meu blog.


Sexta que vem tem mais uma nostalgia e com um aniversariante que marcou infância da galera. E claro, sem deixar de atualizar sobre esse universo. Bom fim de semana a todos! Awika!!

*Colaborou nesta edição: Raphael Maiffre (do Mega Power Brasil).