Saudações inca-venusianas! (Awika!) Mayday! Mayday! Gallas, o kaiju da Toei, está mais próximo de nós do que imaginamos! A semana também foi dos nossos motoqueiros mascarados. Heisei Generations FOREVER ainda nem estreou e a Toei anunciou um novo filme para o ano que vem, como parte da transição para a nova era imperial. Prepare a contagem regressiva! O ano de Woz está chegando a todo vapor!


Salve-se quem puder

A Toei finalmente divulgou imagens oficiais da série kaiju Gallas. O pôster abaixo revela o visual do monstro gigante e destaca Erica, personagem principal interpretada por Makoto Okunaka (Koyomi em Kamen Rider Wizard). Também estão confirmados os astros: Kohei Yamamoto (Hurricane Yellow em Hurricaneger), Nao Nagasawa (Hurricane Blue em Hurricaneger) e Keisuke Minami (Houou Soldier em Kyuranger).

Kohei Yamamoto também produz a série e confessa que gostaria de criar “um herói original” para o trabalho. Hideaki Tsukada (Kamen Rider W e Kamen Rider Fourze) também está na produção da série tokusatsu e o roteiro é de Kaneko Kaori (escritor secundário de Lupinranger VS Patranger). Ryotaro Kogushi (diretor assistente das séries Super Sentai) dirigirá e trabalhará com o Tokusatsu Research Institute para dar vida a esta série kaiju original.

O primeiro trailer será lançado no dia 2 de janeiro de 2019, exatamente um mês antes da estreia no serviço japonês de streaming Toei Tokusatsu Fan Club.

Veja as imagens oficiais:


Nova geração

A Toei revelou sua programação de filmes para o próximo ano. Além dos filmes de verão de Kamen Rider Zi-O e de Ryusouger para o meio de 2019, um filme de inverno foi anunciado. Por enquanto, o título provisório é Kamen Rider Next Generations 2020.

O tal “Next Generations” do título pode ser uma referência ao final da era Heisei e o início da vindoura era imperial que começa no Japão no dia 1º de maio de 2019.

Enquanto isso, Kamen Rider Heisei Generations FOREVER estreia nos cinemas japoneses neste sábado (22), apresentando o encontro entre Kamen Rider Zi-O e Kamen Rider Build.


Garotas Mágicas

A Takara Tomy registrou a série Girls x Secret Phantomirage!, a terceira da franquia Girls x Heroine, da produtora Takara Tomy (a mesma de Ryukendo). O pedido foi apresentado no último dia 3 e aprovado nesta terça (18).

Gilrs x Secret Phantomirage! será dirigido por Takashi Miike (de K-Tai Sosakan 7). A série apresenta membros de um grupo idol com habilidades mágicas lutando contra inimigos de outros mundos.

Magic x Warriors Majo Pures!, a série vigente da franquia Girls x Heroine

A primeira série da franquia Girls x Heroine foi Idol x Warriors Miracle Tunes!, exibida nas manhãs de domingo da TV Tokyo entre 2 de abril de 2017 e 25 de março de 2018. Totalizando 51 episódios.

A segunda série se chama Magic x Warriors Majo Pures! (foto) e está no ar pela mesma emissora aos domingos, a partir das 9h da matina (concorrendo diretamente com Kamen Rider Zi-O).


Feliz Woz Novo!

Já podemos ver na íntegra como é o visual de Kamen Rider Woz. Como o nome sugere, o alter-ego do novo Rider nada mais é que o profeta da série Kamen Rider Zi-O. Você leu na edição 18 da coluna que ele tem a capacidade de canalizar os poderes de três Kamen Riders do futuro: Shinobi, Quiz e Kikai.

Sua primeira aparição acontecerá no dia 6 de janeiro de 2019, quando vai ao ar o episódio 17 intitulado “Happy New Woz 2019“. Bem sugestivo, não acham?


Spoiler

Em entrevista para a agência de talentos Amuse, o ator Keisuke Watanabe revelou que o Woz que se transformará em Kamen Rider não é o mesmo personagem com quem Sougo vinha interagindo até agora na série. (Como assim???)


A voz do cinto

AFRO, MC do grupo musical MOROHA, vai emprestar sua voz para o Beyon Driver, o cinto de transformação de Kamen Rider Woz.


Destaque da Cultura

Meu amigo Marcelo Robocop, cosplayer/cosmaker que já participou de uma entrevista aqui na coluna, foi eleito nesta quinta (20) pelo jornal Diário de Caratinga como Destaque da Cultura 2018 da cidade do interior de MG. Merecidíssmo reconhecimento. Fica aqui os nossos parabéns! :)

Marcelo Robocop é o destaque cultural de sua terra natal (Foto: Reprodução/Instagram)


De volta aos holofotes

Yusuke Yamamoto (30), que viveu em 2006 o Tsurugi/Kamen Rider Sasword em Kamen Rider Kabuto, estará de volta ao meio artístico a partir de março de 2019 numa apresentação teatral. O ator havia se desligado da agência Evergreen Entertainment em 2017. Segundo nota publicada na época pela agência, Yamamoto não estava de acordo com os padrões.


Music Video

A música “Over “Quatzer”“, tema de abertura de Kamen Rider Zi-O interpretado por Shuta Sueyoshi e ISSA (do grupo Da Pump), ganha vídeo clipe. Este é o último tema de abertura da era Heisei da franquia Kamen Rider.

A banda ISSA interpretou em 2003 o tema “Justi φ’s” de Kamen Rider 555 como artista solo. Já Sueyoshi interpretou “Climax Jump” de Kamen Rider Den-O em 2007 junto com sua banda.


Music Video 2

A Toei lançou nesta quinta (20) um vídeo especial com o tema principal do filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER. A música foi composta por Daisuke Asakura (do grupo musical PANDORA), o mesmo de Kamen Rider Build, e combina os temas principais de todas as séries Kamen Rider da era Heisei.


Dream Sentai

Lupinranger VS Patranger chega ao fim em 10 de fevereiro de 2019. Mas antes da estreia de Ryusouger, a TV Asahi apresenta uma minissérie para celebrar o fim da era Heisei.

4 Week Long Special Super Sentai Strongest Battle!! será exibido nas manhãs de domingo às 9h30 (de Tóquio) entre 17 de fevereiro e 10 de março. Cinco membros de esquadrões diferentes irão formar uma espécie de Dream Sentai.

Estão de volta os atores em seus respectivos papéis: Yosuke Kishi como Stinger/Sasori Oranger de Kyuranger, Ryuta Ozaya como Capitão Marvelous/Gokai Red de Gokaiger, Ai Moritaka como Kagura/ToQ#5 de ToQger, Shunsuke Nishikawa como Takaharu Igasaki/Aka Ninger de Ninninger e Masakki Nakao como Yamato Kazakiri/Zyuoh Eagle de Zyuohger.

Tudo começa quando uma garota misteriosa chamada Rita escolhe cinco heróis Super Sentai para ir ao planeta Nemesis. Os heróis ficam sabendo que qualquer desejo pode ser realizado se assim vencerem um torneio chamado “A Grande Batalha Super Sentai”. Ou seja, outros heróis podem aparecer também.

Para quem não pegou as referências, Rita é o nome da bruxa-vilã de Mighty Morphin Power Rangers. E Nemesis é o nome do planeta onde sua contraparte, a bruxa Bandora, estava selada antes dos eventos de Zyuranger. Nada é uma mera coincidência.

A minissérie 4 Week Long Special Super Sentai Strongest Battle!! conta com a direção de Koichi Sakamoto e o roteiro de Naruhisa Arakawa.


Senpai notou

A Rede Brasil apresentou uma edição especial ao vivo do programa Senpai TV na noite desta quinta (20), com o ranking dos melhores de 2018. Ou melhor, o prêmio Senpai me Notou. Na categoria de melhor tokusatsu, segundo votação do público via internet, o vencedor foi Kamen Rider Zi-O, vencendo Kyuranger vs. Space Squad e Ultraman R/B.


Trailer e Promos

A Tsuburaya liberou nesta quinta (20) o trailer do filme Ultraman R/B the Movie: Select! The Crystal of Bonds e as imagens dos novos Ultras. Essas e o mais novo pôster você confere a seguir na galeria:


E-book de Power Rangers

Em primeiríssima mão, apresentamos a capa do e-book Legado do Poder, promovido pelo portal Mega Power Brasil, do meu amigo Raphael Maiffre. A arte é do grande parceiro desenhista Victor Rodrigues. O material estará disponível gratuitamente a partir do dia 3 de janeiro de 2019. Nesta mesma data haverá uma live de lançamento do livro pelo canal Ilustra Victor das 21h às 21h30 (horário de Brasília), onde ele vai explicar as metas de download e as recompensas.

A ideia é homenagear a franquia que completou 25 anos de lançamento em agosto deste ano através de ilustrações realizadas por outros artistas que representarão suas temporadas favoritas. Além disso, o e-book contará com depoimentos de fãs e divulgadores da franquia na internet falando sobre o que Power Rangers representa para cada um e como os heróis marcaram suas infâncias. E ainda, imagens de coleções de fãs, resumos de cada temporada, etc.

Mais informações em breve aqui no JBox.


Revisitando o Sana Tokusatsu

Na edição 7 da coluna, falei um pouco sobre meu tempo no Sana Tokusatsu. O espaço dos nossos heróis no maior evento de cultura pop do Ceará que acontece duas vezes por ano. A edição de dezembro se chama Sana Fest e desta vez o espaço foi transferido para o primeiro andar do Centro de Eventos. O espaço teve destaque na ala Art & Fest do evento e contou com palestras, exposições de materiais e cosplays de tokusatsu.

Estive cobrindo o evento pelo JBox e além de conferir a programação voltada para a cultura pop japonesa, revi amigos com quem trabalhei durante muito tempo neste e em outros eventos de Fortaleza. Gentilmente cedi parte do tempo para gravar uma entrevista para o canal do grupo Henshin Gattai, que foi inaugurado há poucos dias no YouTube. O bate-papo já está no ar e foi conduzido por meu amigo Veridiano Viana (a.k.a. Veri Tokusinger).

Há quase dois anos deixei de participar das atividades da HG e do Sana Tokusatsu por me dedicar aos estudo e a outros projetos fora do tokusatsu. Tenho boas lembranças do tempo que participei. Faço questão de registrar mais uma vez aqui os meus sinceros agradecimentos aos meus antigos coordenadores Marcus Henrique e Herick Holanda e a todos do grupo HG pelos quase quatro anos de parceria e confiança e pelo apoio de sempre.


Venusianos de plantão, quero desejar um ótimo Natal para todos e que o verdadeiro sentido dessa data possa ser lembrada. Santa-chan é um personagem icônico dessa época, mas o dia é do Menino Deus. Até a próxima, pessoal!