Já faz mais de 10 anos que o projeto de um live-action de Akira vem rolando sob tutela da Warner Bros. O filme tem o astro Leonardo DiCaprio como um dos produtores, e uma possível direção de Taika Waititi (Thor: Ragnarok) – nome que foi ventilado mais recentemente, após vários outros boatos ao longo dessa trajetória. Agora, segundo reportagem da Variety, a produção está perto de ser rodada, de acordo com anúncio da Comissão de Filmes da Califórnia.

O projeto ‘Akira‘ recebeu 18,5 milhões de dólares de incentivo fiscal, como parte de um programa da Califórnia chamado Film & TV Tax Credit Program 2.0, com objetivo de fomentar empregos na indústria local. A produção tem um gasto estimado em 92 milhões de dólares, sendo que 43 milhões seriam só de salários para a equipe. Para poder usar o valor liberado de incentivo, a turma de DiCaprio e seu estúdio independente, o Appian Way, tem até 180 dias para iniciar a produção, que tem 71 dias de locação reservados para filmagem.

Apesar de tudo, ainda não houve um anúncio oficial da Warner de detalhes quanto à produção, incluindo aí os nomes do elenco. O nome de Taika Waititi para a direção foi ventilado pelo Deadline em setembro de 2017, mas também não teve confirmação. Em 2012, o live-action quase saiu do papel, incluindo nomes como Garrett Hedlund, Kristen Stewart, Ken Watanabe e Helena Bonham Carter no elenco, mas por vários motivos acabou não rolando. Em 2014, Dante Harper, de No Limite do Amanhã, foi cotado como roteirista. A situação já mudou em 2015, quando Marco J. Ramirez (da série Demolidor, da Netflix) teria sido negociado pra essa função.

A depender do diretor executivo da Comissão de Filmes da Claifórnia, Akira é mais que bem-vindo nos sets locais: “Projetos de filmes de grande orçamento geram muitos empregos e também muitos gastos, e nós podemos fazer isso na Califórnia de uma maneira mais econômica do que outros lugares que não têm tudo o que temos para oferecer. ‘Akira’ é apenas o mais recente de uma lista crescente de projetos de filmes de grande orçamento que descobriram que a Califórnia oferece o melhor custo benefício, apesar da oferta de incentivos financeiros mais agressivos em outros estados e nações.” – disse.

[Via Variety]


Sobre Akira

Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com 3 de seus 6 volumes já disponíveis.