Saudações inca-venusianas! (Awika!) Falta apenas uma semana para a chegada do filho de Taro e a Coluna do Daileon não pára e traz pra você as últimas informações sobre Ultraman Taiga. Tem também Go Go V, Kamen Rider Zi-O, Ryusoulger e duas gotas de nostalgia com um clássico (trash) da Manchete. Come on, boy!


Tema de abertura

A Tsuburaya revelou novas informações sobre a serie Ultraman Taiga. Aconteceu no último sábado a divulgação do tema de abertura “Buddy, steady, go!“, escrito e interpretado por Takuma Terashima (35). O cantor também emprestará sua voz para o herói-título. “Hitotsuboshi“, o tema de encerramento, é interpretado e escrito por Sayaka Sasaki (37). A versão completa dos dois singles serão lançadas no Japão em 28 de agosto.

Confira a versão parcial do videoclipe de “Buddy, steady, go!“:


Substituta

Como ficou sabendo aqui na coluna, a atriz Momoka (18) teve que abandonar o papel de Pirika Ashikawa em Ultraman Taiga, sob alegação de conflito de compromissos. Quem a assume o papel agora é a atriz Ayuri Yoshinaga (22). Ambas são da mesma agência, a Adesso. A Tsuburaya divulgou a primeira imagem oficial da nova atriz como Pirika Ashikawa. Veja:


Introdução

Neste fim de semana, a Tsuburaya lançou um episódio zero de Ultraman Taiga. O vídeo mostra mais cenas entre Taiga e seu pai Taro e mais um pouco sobre a origem do herói principal. Assista:

Episódio 0 de Ultraman Taiga


Sumários

Confira a sinopse dos primeiros quatro episódios de Ultraman Taiga:

#01 – “Buddy Go!” – 6 de julho de 2019

Doze anos se passaram desde que Ultraman Taiga, o filho de Ultraman Taro, e os membros do Tri Squad desapareceram após a batalha contra o terrível Ultraman Tregear. Hiroyuki Kudo, um agente da E.G.I.S, está no caminho de um caso alienígena e logo encontrará um evento que mudará sua vida.

 

#02 – “Tregear” – 13 de julho de 2019

Hiroyuki se reúne com seu amigo de infância, que ele confia muito, de uma maneira estranha. Apenas o Ultraman Tregear aparece. Qual foi o leilão de armas de monstros entre alienígenas e quais as sombras por trás deles?

 

#03 – “Hoshi no Fukushusha” (Vingador da estrela) – 20 de julho de 2019

Um astronauta, Rento Kujo, que por muito tempo se presumiu morto, aparece de repente e encomenda um assassinato ao presidente da Cozmo Technica. Logo, Hiroyuki Kudo entra em ação.

 

#04 – “Gunro no Banka” (Canção do rebanho) – 27 de julho de 2019

Uma bomba monstruosa foi instalada na cidade por um grupo alienígena chamado “Villain Guild”. Um pedido foi então levado para outra organização especializada da E.G.I.S..

Ultraman Taiga estreia dia 6 de julho e vai ao ar nas manhãs de sábado da TV Tokyo. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.


Ao resgate

Algo vai acontecer em Toquio“. Assim diz um anúncio oficial de um evento programado para 1º de setembro próximo. Trata-se mesmo de uma reunião do elenco principal da série Kyuukyuu Sentai Go Go V, que completou 20 anos em fevereiro deste ano.

Kenji Shibata, ator que viveu Daimon Katsumi/Go Yellow, incentivou aos fãs da série que retuitassem a imagem abaixo para “fazer acontecer” a homenagem. Em apoio, os demais membros da equipe também retuitaram.

Novas informações serão divulgadas no site oficial a partir deste sábado (29).

Nota do colunista: Em 29 de junho do ano passado, o programa Bakuhou THE Friday reuniu o elenco de Go Go V. Lá foi revelado que Kenji Shibata está com um tumor cerebral inoperável (veja na Coluna do Daileon#4).


Pôster

Pra registrar, segue o pôster de Kamen Rider Build NEW WORLD: Kamen Rider Grease:


Camaleão verde

Sakurako Okubo (20), a Hammie/Chamaleon Green de Uchu Sentai Kyuranger, ganha seu primeiro photobook. Intitulado SAKURAKO, o álbum de fotografias será vendido por ¥3,000 a partir de 20 de julho, data de aniversario da atriz.


Ohma

Julho, mês de férias (pelo menos aqui no Brasil), está batendo à porta. Veja o que vai acontecer nos próximos episódios de Kamen Rider Zi-O e Ryusoulger.

Novas scans revelam a Ohma Form, a nova forma de Kamen Rider Zi-O. A forma é baseada em seu futuro cheio de tirania e é a mais forte do que qualquer outra já utilizada pelo herói-título – mesmo canalizando os poderes de todos os Heisei Riders em suas respectivas formas finais. Ainda sem detalhes da origem exata da Ohma Form, essa historia deverá ser contada integralmente no filme de verão Kamen Rider Zi-O: Over Quartzer.

Kamen Rider Geiz deverá obter uma nova forma num especial Hyper Battle, exclusivo para vídeo. Através do Ride Watch Bibiru, Geiz vai ganhar novos poderes baseados no Kamen Rider Ghost.

E os Riders Decade e Diend deverão retornar à série de TV.

Confira as imagens:


Netuno

Quanto aos próximos episódios de Ryusoulger:

Mosa Rex, o mais novo Kishiryu – e parceiro de Ryusoul Gold, irá se converter para o mecha Kishiryu Neptune.

Num bom trabalho em equipe, Mosa Rex fará uma combinação especial de batalha com Dime Volcano, criando assim o gigante Kishiryu Spino Thunder.

Ao lutar ao lado do seu parceiro Ryusoul Red, Tyramigo fará uma combinação diferente de qualquer coisa vista antes: o deus do fogo e da água Gigant Kishiryuoh!

Pra encerrar a sessão de scans, uma breve imagem de Kishiryujin, que vai aparecer no filme de verão.

Confira:


Viva uma vida

No Anison Lab desta semana, Ricardo Cruz e Lucas Araújo prestam tributo a Kamen Rider Ryuki com a nova versão do tema de abertura “Alive a Life“, originalmente interpretado por Rica Matsumoto.

Para quem vai a São Paulo no mês que vem, a dupla de ouro irá se apresentar no próximo dia 12. Adquira seu ingresso aqui.


Reverência

Tetsuya Chiba numa palestra sobre Shotaro Ishinomori

Tetsuya Chiba (80), ilustrador de mangás responsável por clássicos como Ashita no Joe, realizou recentemente uma palestra num evento de exposição dos trabalhos do rei do mangá Shotaro Ishinomori, no Museu Literário de Setagaya, em Tóquio.

Falando para um público de aproximadamente 150 pessoas, Chiba comentou sobre o homem que o conhecia como amigo e assustador rival. Contou uma história de 60 anos atrás onde ele estava com o pulso ferido. O roteiro de Ishinomori foi concluído a tempo, mas ainda era necessária a ajuda de um ilustrador. Chiba, em seguida, aceitou ajudá-lo. Eles e mais um colega de quarto trabalharam durante a noite para completar os rascunhos do projeto, tudo o que Chiba manteve até os dias atuais. Ele comentou ainda que, para ele, Ishinomori era um gênio que conseguia desenhar coisas que jamais imaginaria.

Aberta ao público entre abril e junho deste ano, a exposição conta com mais de 350 documentos, incluindo mangás, manuscritos e fotos de vários trabalhos do criador de Cyborg 009 e Kamen Rider.


Musa trash

Patrine estreava há 25 anos na TV brasileira

Após desgastantes reprises das séries tokusatsu, a extinta distribuidora Tikara Filmes (então novo nome da outrora Everest Video) resolveu investir em novos títulos. Sabendo que o sucesso poderia ser mediano (em comparação ao boom de Jaspion e Changeman), o sr. Toshihiko Egashira apostou inicialmente em duas séries do ano de 1990 para o mercado brasileiro. Uma delas atendeu o publico infantil feminino em seu país de origem e foi um grande sucesso por lá.

Estrela Fascinante Patrine (Bishojo Kamen Poitrine) estreou no Brasil via Rede Manchete em 4 de julho de 1994, como atração do programa Dudalegria. Na ocasião, a saudosa emissora carioca ainda exibia reprises de Kamen Rider Black (das 16h30 às 17h) e Cybercop (das 18h50 às 19h50). Curiosamente, a Manchete anunciou a série com previsão para abril do mesmo ano, dentro do Clube da Criança (ainda apresentado pela atriz Mylla Christie). O que não aconteceu. Mais longe ainda, o Jornal do Brasil citou Patrine como a nova série japonesa da Manchete em novembro de 1991.

Patrine foi a décima primeira série da franquia Toei Fushigi Comedy Series, que era exibida semanalmente aos domingos, sempre às 9h da manhã pela Fuji TV. Entre outubro de 1981 e outubro de 1993, foram ao ar estas séries criadas pelo mangaká Shotaro Ishinomori (o mesmo autor de Kamen Rider). Elas carregavam elementos como robôs fofinhos (similar ao Robocon), garotas mágicas, estudantes primários, personagens mascarados e coisas do tipo.

Originalmente exibida entre 7 de janeiro e 30 de dezembro de 1990, Patrine foi escrita por Yoshio Urasawa, que mais tarde, em 1996, seria o roteirista principal de Gekisou Sentai Carranger (versão original de Power Rangers Turbo). Ele já trabalhou em alguns episódios de Abaranger e Gokaiger. Em seu currículo consta também contribuição para o roteiro do filme Kamen Rider: Sekai ni Kakeru (curta-metragem de Kamen Rider Black RX).

Magia cósmica! Metamorfose!

A estrela Yuko Hanashima nos anos 90

No primeiro dia letivo do ano novo, a estudante Sayuri Nakami (Yuuko Murakami na versão original) recebe a missão do Deus Protetor (Kami-sama) para se tornar Patrine e lutar pela paz da cidade. Sayuri não pode revelar a ninguém sua identidade secreta. Caso contrário, sua punição é ser transformada num sapo. Como Patrine, Sayuri domina a arte do disfarce através de seu bracelete de mutação (embora algum ou outro disfarce não seja tão perfeito assim).

A família Nakami é liderada pelo jornalista Hayato (que trabalha na revista semanal Eight) e sua esposa Midori (Noriko). Sayuri é a filha mais velha do casal, enquanto Hideki (Takuto) e Tomoko (Momoko) são os filhos do meio e caçula, respectivamente. Hideki é amigo inseparável dos garotos Kazuya, Kenji e Makoto (Shinsuke), que logo decidem formar o Clube Patrine (Poitrine Club) para “ajudar” a heroína a combater os bandidos mais cafonas que puder imaginar.

A mãe de Kazuya é a detetive Ritsuko Honda, que é salva por Patrine. Mas não demora muito para a oficial declarar rivalidade contra a justiceira e tentar prendê-la a qualquer custo – mesmo sem mandado. Outra personagem que aparece eventualmente é a garotinha xarope Reiko Arai, que sempre arrasta o Clube Patrine em confusões do outro mundo.

Patrine entra em sua segunda fase com a aparição do Diabo (Diable), que inferniza a vida da heroína mascarada e também de Hideki e sua turma. Sem contar que o vilão (que mais parece um boneco de Olinda com capa preta e máscara de prata) pretende conquistar o universo com a criação de uma arma que só pode ser fabricada no arquipélago. Quando Patrine é raptada pelo imperador do inferno, Deus Protetor convoca Tomoko para se tornar a Pequena Patrine (Poitrine Petite). A penalidade é praticamente a mesma feita à Sayuri, caso revele a identidade, mesmo que seja para a própria Patrine: ser transformada em lagosta.

Sem sentido!

https://www.youtube.com/watch?v=nnbG278tzPs

Comercial dos acessórios de Patrine durante intervalo da série

Se algumas coisas no tokusatsu não fazem sentido algum, Patrine vai além de qualquer furo que você já tenha visto por aí. A série tem boa trilha sonora, alguns personagens são carismáticos e até a dublagem salva o programa (talvez pelo fator nostalgia). Só que tem situações que são nonsense demais. Algumas passam do cúmulo da bizarrice, mesmo para uma série de comédia.

Patrine recebe o auxílio da Pequena Patrine na segunda metade do seriado

Isso vai desde um ladrão de fitas de games de Dragon Ball, um cabeleireiro maníaco que quer deixar todo mundo careca, um cientista lunático que quer roubar os poderes da Patrine, a alma de Napoleão Bonaparte com dentes de vampiro, um empresário que queria comprar uma arma feita por criança, um deus enguia que quer tomar um filhote de carpa humano como sua noiva e até uma motoqueira com um cosplay capenga do Skyrider. Ah, sem contar que uma vez Sayuri resolveu (vejam vocês) se disfarçar de Hitler só e somente para fazer uma pesquisa numa biblioteca (Oi???). Mais bizarro ainda foi a introdução do Diabo na história, que estava disfarçado de uma namorada de um gladiador romano (Oi??? 2) e nem mesmo o Deus Protetor tinha a onisciência para saber quais seus verdadeiros planos.

Não é à toa que Patrine causou estranheza em boa parte do público brasileiro e consequentemente não fez o mesmo sucesso que seu contemporâneo, Winspector (também lançado por aqui em julho de 1994). Nem de longe figura entre as melhores séries tokusatsu que passaram no Brasil, mas ainda assim não deixa de ser marcante para quem foi criança em meados dos anos 1990. A fórmula fugia da tradição do monstro da semana e ao invés das aventuras caírem na pedreira da Toei, o aspecto urbano chamava atenção e, de alguma forma, compensavam as capengas cenas de ação.

Patrine é tão bizarro que é legal. Depois de quase 30 anos, ainda consegue arrancar algumas boas risadas e evocar lembranças dos velhos tempos. Com episódios cheios de furos, pode ser considerado um “cult” entre a geração noventista. E a trilha sonora é um charme à parte.

“Xuxa” japonesa?

Yuko Hanashima interpretando o primeiro tema de encerramento de Patrine num programa da Fuji TV

A estrela da série foi a atriz Yuko Hanashima, que havia ingressado no meio artístico em 1989. Além de viver a heroína-título aos 18 anos, interpretou os temas de encerramento “Kanashimi ni Ichiban Chikai Basho” (nos primeiros 28 episódios) e “Anata dake Change me” (do episódio 29 até o final). Durante a exibição de Patrine, Hanashima teve uma breve carreira como cantora. Deixou os holofotes em 1995. Porém, retornou sete anos depois.

Yuko Hanashima voltou a vestir o traje de Patrine em 2012

Em 2012, Hanashima voltou a vestir o traje e usar a máscara de Patrine num evento que promoveu o filme Kamen Rider x Kamen Rider Wizard & Fourze: Movie Taisen Ultimatum. Ela não participou do filme, uma vez que o arco de Kamen Rider Wizard contou com o surgimento de uma nova Patrine, interpretada por Mari Iriki. Movie Taisen Ultimatum contou com o roteirista da série original Yoshio Urasawa, que escreveu o arco do Rider mágico no filme.

Rie Maeda, a Pequena Patrine, ainda chegou a participar da série Utau! Dai Ryugujo (de 1992), a penúltima da franquia Toei Fushigi Comedy Series. Está fora do meio artístico desde então. Casou-se em 2008 e tem dois filhos. Em 19 de agosto de 2016, o programa Bakuhou THE Friday, da TBS, relatou que a mãe de Maeda morreu de câncer após sua retirada do meio artístico. A ex-Pequena Patrine teve conflitos com seu pai ainda na infância e sofreu encefalite em 2013. Na ocasião, a produção do Bakuhou THE Friday promoveu um emocionante reencontro entre Maeda e Hanashima. Confira neste vídeo.

Outras curiosidades sobre o elenco: Rie Shibata (Detetive Honda) é uma veterana comediante do entretenimento japonês; Yukijio Hotaru (Diabo) interpreta Gonza Kurahashi nas séries Garo; e Seijun Suzuki (Deus Protetor) foi ator, roteirista e diretor de cinema. Morreu em 13 de fevereiro de 2017 aos 93 anos, vítima de uma doença crônica pulmonar.

Patrine contou com a participação de alguns atores conhecidos pelos brasileiros como Kazuoki Takahashi (Change Griphon de Changeman), Jiro Dan (Ultraman Jack de O Regresso de Ultraman) e Ayumi Taguchi (Satie de Kamen Rider Black). Shun Ueda (Gasami 2 de Jaspion) apareceu em alguns episódios como o pai de Kenji.

Rie Maeda e seu segundo filho em janeiro de 2013

Patrine serviu de inspiração para a mangaká Naoko Takeuchi na criação de Sailor Moon, no final de 1991. Coincidência ou ironia do destino, a dubladora Marli Bortoletto emprestou sua voz tanto para a Estrela Fascinante quanto para a Guerreira da Lua (na dublagem da primeira temporada, pela Gota Mágica).

Falando em dublagem, Patrine contou com os trabalhos da extinta Windstar, de propriedade do saudoso Emerson Camargo, o dublador oficial de National Kid. A Windstar criou versões brasileiras do tema de abertura e do primeiro tema de encerramento de Patrine. O mesmo não aconteceu com Winspector. Camargo emprestou sua inconfundível voz para o jornalista Hayato, o Diabo e mais alguns personagens da trama.

A Tikara Filmes apostou que Patrine pudesse fazer sucesso por aqui, visto que a série atingiu a média de 18.9% de audiência. Em entrevista para o JBox TV, o sr. Toshihiko Egashira comentou sobre a repercussão: “A Patrine realmente, no Japão, teve uma aceitação muito boa. No Brasil não aconteceu muito disso, não. Com esse número que eu vi do Japão, eu apostei bastante nesse seriado. Mas a audiência ficou a desejar sim. Não posso dizer que eu tenha me arrependido ou não. Talvez eu tinha que ter olhado melhor“.

Capa do primeiro volume do VHS nacional de Patrine | Foto: Reprodução

O nome da heroína na versão original é Poitrine (leia: Powatrine), palavra francesa que significa… “seios”. Já o termo “Bishojo Kamen” significa algo como “Mascarada Sensual”. Não foi à toa que a Tikara resolveu adaptá-la como “Estrela Fascinante”. Agora, o mais bizarro nisso tudo é que Patrine era referida nas capas do VHS como “A Nova Rainha dos Baixinhos”. (Oi??? 3) Bem, o tempo provou que não tinha como a heroína derrubar o reinado de Xuxa (que já não tinha a mesma força de antes).

E como bizarrice pouca é besteira, Patrine virou paródia em Bishojo Serebu Panchanne, série de 13 episódios exibida pela TV Tokyo em 2007 que conta a “saga” de uma socialite que vira uma heroína mascarada.

Patrine teve 51 episódios, sendo que o último foi um especial de uma hora de duração (posteriormente dividido em duas partes em reprises na TV e em vídeo). Por aqui, continua inédito assim como algumas outras séries tokusatsu que sofreram cliffhanger na Manchete.

Lista das séries da franquia Toei Fushigi Comedy Series

  • Robot 8-chan (1981~82, 52 episódios)
  • Batten Robomaru (1982~83, 51 episódios)
  • Pettonton (1983~84, 46 episódios)
  • Dokincho! Nemurin (1984~85, 31 episódios)
  • Katteni! Kamitaman (1985~86, 51 episódios)
  • Morimori Bokkun (1986, 39 episódios)
  • Omoikkiri Tanteidan Hodogumi (1987, 50 episódios)
  • Jaman Tantei-dan Maringumi (1988~89, 50 episódios)
  • Mahou Shoujo Chuka na Pai Pai! (1989, 26 episódios)
  • Mahou Shoujo Chuka na Ipanema (1989, 23 episódios)
  • Bishoujo Kamen Poitrine (1990, 51 episódios)
  • Fushigi Shoujo Nile no Totomesu (1991, 51 episódios)
  • Utau! Dai Ryugujo (1992, 51 episódios)
  • Yugen Jikkou Sisters Shushutorian (1993, 42 episódios)

*Colaborou nesta edição: Matheus Mossmann (do blog Dynablack Asylum).