Foi anunciado, agora há pouco, na Anime Expo 2019, evento que ocorre de 4 a 7 de julho, em Los Angeles, um novo anime para a série Akira. Ainda são escassas as informações a respeito da animação, mas já foi revelado que o estúdio responsável será o Sunrise (Cowboy Bebop) e a ideia da produção é aproveitar melhor o conteúdo do mangá – já que o longa-metragem de grande sucesso produzido pela TMS fora lançado em 1988, dois anos antes da conclusão da obra original.

Além da nova animação, que ainda não tem data para estrear, foi revelada uma remasterização (4K) para o filme de 1988, prevista para 2020. Vale lembrar que Akira receberá, em maio de 2021, um live-action dirigido por Taika Waititi (Thor: Ragnarok, O Que Fazemos nas Sombras) e que ainda conta com Leonardo DiCaprio na produção. A história do longa deve se passar em Neo Manhattan (ao invés da original Neo Tokyo), onde o líder de uma gangue salva seu amigo de um experimento. Segundo publicação do Deadline em 2017, Akira seria dividido em duas partes para conseguir cobrir seis volumes do mangá.

Reprodução: Evan Minto/Twitter

[Via Evan Minto]


Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, Akira surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

Akira foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com  de seus 6 volumes já disponíveis.