Finalmente está acontecendo e parece que agora é definitivo. O filme live-action baseado em Akira está com a data de estreia marcada para 21 de maio de 2021. Em abril foi confirmado que as gravações ocorreriam na Califórnia. O interessante da estreia é que cairá no mesmo dia que John Wick: Chapter 4, da Lionsgate, outro filme bastante esperado.

Com a produção do filme sendo discutida há praticamente 10 anos, e sendo uma produção hollywoodiana, a ideia é a criar uma versão americanizada de Akira. Mas Taika Waititi (Thor: Ragnarok, O Que Fazemos nas Sombras), que pega a difícil missão de dirigir esse filme, comentou em 2017 que planeja ser mais autêntico e trazer atores asiáticos para o elenco. Em uma entrevista em abril de 2018, Taika disse que adaptaria o mangá com uma visão diferente que o filme animado trouxe.

Com Leonardo DiCaprio na produção, a história do longa deve se passar em Neo Manhattan (ao invés da original Neo Tokyo), onde o líder de uma gangue salva seu amigo de um experimento. Segundo publicação do Deadline em 2017, Akira seria dividido em duas partes para conseguir cobrir seis volumes do mangá (metade pra cada parte).

[Via Hollywood Reporter]


Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com 3 de seus 6 volumes já disponíveis.