Dias atrás saiu uma notícia que surpreendeu o fandom brasileiro de tokusatsu. A empresa brasileira de tecnologia Encripta firmou uma parceria com a distribuidora Indigo para agregar um pacote com sete filmes da franquia Ultraman, incluindo cinco filmes inéditos (leia mais aqui).

Na edição desta segunda-feira (29) do programa Senpai TV, exibido no horário nobre da Rede Brasil, Luiz Bannitz, diretor de conteúdo e negócios da Encripta, falou em primeira mão sobre o licenciamento dos filmes Ultraman Zero: A Vingança de Belial (2010), Ultraman Saga (2012), Ultraman Ginga S The Movie (2015), Ultraman X The Movie (2016), Ultraman Orb The Movie (2017), Ultraman Geed The Movie (2018) e Ultraman R/B The Movie (2019). Este último, inclusive, esteve recentemente nos cinemas do Japão e ainda será lançado em vídeo por lá.

Bannitz contou que começou a prospectar o licenciamento com a Tsuburaya há dois anos e que “o contrato foi assinado recentemente“. Agora está na fase de recebimento de materiais e organização para a distribuição nas plataformas digitais. Atualmente o plano comercial ainda passa por definições.

Luiz Bannitz no programa Senpai TV desta segunda (29) | Reprodução/Rede Brasil

Indagado sobre dublagem e legendagem, Bannitz respondeu: “Alguns desses conteúdos já tinham sido explorados no Brasil. Então a legendagem está disponível e os que não estão legendados, a ideia é que a gente faça a legendagem sim. Porque é um tipo de conteúdo que vai funcionar muito melhor legendado e estatisticamente esse conteúdo funciona melhor nas plataformas“.

Quanto à demanda da franquia, o diretor de conteúdo da Encripta explica como funciona: “A Tsuburaya tem uma série de conteúdos novos. Ela tem séries, ela tem muita coisa pra fazer. Nós inclusive olhamos profundamente todas as séries que tem do Ultraman e a nossa vontade é trabalhar com tudo isso. A grande barreira que a gente tem nesse momento é que o conteúdo fica muito bacana dublado. Então não adianta você trazer 10, 20 séries de conteúdo e o custo ser altíssimo pra dublar. Não é um conteúdo que vai ser visto pelo planeta inteiro. Então nós vamos começar devagar, nós vamos chegar com esses filmes“.

Bannitz ressaltou também sobre possíveis mídias a seres trabalhadas: “Nós ainda não definimos se vamos fazer cinema, se vai direto pra VOD. Pode ter surpresa no meio do caminho também“. Quanto ao mercado de home-video, ele comentou: “Nada está descartável. A grande questão é: justifica o mercado atual de DVD? Nós não sabemos. Nós estamos olhando isso bem de perto porque fazer o conteúdo pra vender mil unidades, duas mil unidades… Não sei se é o caso“. Porém, Bannitz destacou uma alternativa: “Com certeza ele [o conteúdo de filmes] vai estar disponível também para ser adquirido. Pelo menos no Looke já está confirmado que eles vão ter o home-vídeo em formato de arquivo digital para as pessoas poderem adquirir e manter ali na sua biblioteca e assistir quando quiser e onde quiser“.

A Encripta mencionou também sobre a possibilidade de surgimento de produções inéditas da Toei Company no Brasil.Nós estamos finalizando a negociação de contrato. Então não vou dar spoiler de conteúdo, mas assim que tiver fechado, eu volto e conto“, comentou Bannitz com certa expectativa. “A nossa vontade, se funcionar, é fazer um específico, que eu vou contar pra vocês oportunamente. Assim que passar no Japão, já fazer a legendagem e fazer em 24 horas a exibição aqui. (…) Tem uma plataforma interessada e vamos ver se isso vai funcionar“, dando a entender de que poderemos ver alguma produção de tokusatsu por simulcast num futuro próximo.

Assista à entrevista completa: