Durante o evento Crunchyroll Expo nesta sexta (30), foi anunciada uma minissérie animada baseada em Uzumaki, uma das obras mais emblemáticas do autor de horror Junji Ito. Com 4 episódios, a 1ª exibição ocorrerá exclusivamente no bloco Toonami do Adult Swim, no Cartoon Network americano (tal qual aconteceu com FLCL Alternative/Progressive).

O primeiro teaser foi exibido durante o evento e logo em seguida chegou ao canal do YouTube do Toonami, com uma animação toda em preto e branco. Hiroshi Nagahama, de Mushi-shi e Aku no Hana, conhecido por experimentar conceitos diferentes na animação, assina a direção pelo estúdio Production I.G. A música é de Colin Stetson.

Assista ao teaser:

A estreia será em 2020, mas ainda não há mais detalhes, nem sobre como será a exibição para fora dos EUA. Por aqui, mesmo que com atraso, as sequências de FLCL chegaram pela Crunchyroll – o que é um forte indicativo, ainda mais com o serviço de streaming agora fazendo parte do mesmo grupo de mídia do Cartoon Network.

Uzumaki foi lançado originalmente entre janeiro de 1998 e agosto de 1999 pela revista Big Comic Spirits, com 19 capítulos compilados em 3 volumes. Em 2010 a editora Shogakukan lançou uma nova edição com comentários do Masaru. Em 2006, foi lançado no Brasil pela editora Conrad com o título de Uzumaki – A Espiral do Horror. Em 2018 a editora Devir relançou o mangá apenas como Uzumaki, em um único volume.

Foram lançados dois jogos inspirados no mangá nos anos 2000, Uzumaki: Denshi Kaiki Hen (Uzumaki: O Capítulo da Televisão do Horror, tradução literal), uma visual novel que reconta os acontecimentos do mangá; e Uzumaki: Noroi Simulation (Uzumaki: Sumulação da maldição, tradução literal) um simulador onde o jogador pode difundir a maldição da espiral pela cidade.

Também nos anos 2000 foi lançado uma adaptação em live-action com a direção de Higunchinsky, porém como foi produzido antes do mangá terminar, o final do filme conta uma versão diferente. Em fevereiro de 2019 também ganhou uma adaptação em novel por Masaru Satou.

Sinopse do mangá pela Devir:
Kirie Goshima e Shuichi Saito vivem na pequena cidade de Kurôzu-cho, que se vê repentinamente assolada por uma estranha maldição: os seus habitantes tornam-se obcecados por objetos com a forma de espirais (conchas de caracol, remoinhos e padrões) e acabam por morrer misteriosamente. Kirie and Shuichi elaboram um plano para escapar da cidade, mas os seus esforços não têm sucesso e no regresso acabam por descobrir qual é afinal o centro da espiral.

[Via Canal Adult Swim no YouTube]