Se você é fã de Pokémon ou acompanha regularmente as redes sociais para saber do que o mundo está falando, provavelmente você já está ciente de que Ash Ketchum venceu a Liga Pokémon de Alola – um spoiler inevitável. A sua recente vitória foi um dos assuntos mais comentados esta manhã (15) no Twitter, e presumo que páginas de entretenimento sobre animes em outras redes sociais também já estejam espalhando o assunto desde cedo. É até mesmo natural que a maioria esteja falando sobre isso, pois há anos crescemos acompanhando ou ouvindo falar das consecutivas derrotas do personagem para então, hoje, descobrirmos que ele finalmente venceu. E sua vitória não apenas significa que ele está mais próximo de se tornar o Mestre Pokémon, hoje também estamos falando do “fim de um meme”.

Bem antes do mundo começar a discutir o que eram memes ou da popularização desta expressão, Ash já era uma fábrica de montagens ou comentários que caçoavam de sua reputação. Recordo-me de comprar revistas na adolescência sobre a cultura pop japonesa, e matérias sobre Pokémon quase sempre mencionavam sua fama de perdedor. O advento dos memes só tornou isso mais comum e postagens nas redes sociais eram sinônimo de likes e compartilhamentos. Há pouco tempo, haveria alguém que, sem sombra de dúvidas, acreditaria que Ash venceria a Liga desta vez? Crer que Ash e o Pikachu seriam incapazes foi um ceticismo que logo virou senso comum, afinal, o anime também costumava parecer um loop: o protagonista partia para uma nova região, enfrentava líderes de ginásio, coletava as insígnias, perdia a liga regional, e assim sucessivamente.

Vários virais surgiram e desapareceram na mesma velocidade, mas o meme do Ash permanecia cada vez mais forte na comunidade otaku – junto àquele de que ele nunca cresce. Não era sequer preciso assistir qualquer episódio de Pokémon pra saber que o protagonista era um completo azarado e perdia todas as competições, assim como não se esperava algo de “incomum” acontecer com o anúncio de uma nova temporada; mas especialmente diferente, Pokémon, A Série – Sol e Lua quebrou o curso que a animação tomava, e após longos 22 anos, Ash Ketchum venceu a Liga Pokémon da Região de Alola, no mais recente episódio “Ele nasceu! O vencedor da Liga Alola” (tradução livre), exibido neste domingo (15) na TV japonesa. Sua mais importante vitória em toda a série, já que anteriormente ele até venceu a Liga Laranja e a Batalha da Fronteira, mas essas eram “competições de transição” nas sagas, e não torneios principais. Sem mais spoilers, deixaremos que você assista ao episódio (ainda sem previsão de exibição por aqui) e confira com detalhes tudo o que aconteceu.

Talvez um novo meme do Ash surja, semelhante ao que conhecemos, mas especificamente este e exatamente da forma como era, agora nos dá adeus. Para a felicidade e orgulho de Delia Ketchum (sua mãe), a partir de hoje, ninguém mais pode falar que Ash Ketchum perde todas as ligas.

Ash levanta o seu troféu de campeão da Liga de Alola.

Quanto ao Ash, é de conhecimento até dos mais desatentos que o personagem almeja se torna um Mestre Pokémon; mas então agora, ele pode ser considerado um? Pelo visto, ainda não, afinal as coisas ocorrem um pouco diferentes no universo dos jogos e do anime. Enquanto nos games, você coleta as insígnias para então enfrentar a Elite dos 4 – os mais poderosos Treinadores Pokémon de cada região – e consequentemente enfrentar o seu campeão, na série animada ocorre o inverso. Ao coletar as insígnias, os treinadores passam por uma liga regional, e o vencedor poderá enfrentar a Elite dos 4 caso queira conquistar o maior posto dos competidores.

Acho que, sabendo disso, já podemos prever quais serão os futuros passos de Ash Ketchum, agora Campeão de Alola, dentro da série. Mas analisando tudo o que ele já passou, talvez vencer a Elite dos 4 e chegar aonde sempre quis estar pode levar mais alguns longos anos… Tomara que não.


Pokémon é um dos produtos nipônicos de maior relevância mundial. A série animada (que tem como base os games lançados para o Game Boy em 1996) conta a história de Ash Ketchum, um aspirante a treinador de Pokémon: monstrinhos poderosos e capturáveis, que podem ser utilizados em torneios de batalhas por todo mundo. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.

Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.

A franquia segue firme nas principais mídias. Atualmente, a fase mais recente do anime, Pokémon Sun & Moon, é exibida no Brasil pelo Cartoon Network e Netflix. Em fevereiro, foram anunciados os jogos Pokémon Sword e Shield para no Nintendo Switch. Em maio estreou nos cinemas o filme Detetive Pikachu, com Ryan Reynolds como voz do personagem título, tornando-se e maior bilheteria de um longa baseado em um game.