Se você é fã de Pokémon ou acompanha regularmente as redes sociais para saber do que o mundo está falando, provavelmente você já está ciente de que Ash Ketchum venceu a Liga Pokémon de Alola – um spoiler inevitável. A sua recente vitória foi um dos assuntos mais comentados esta manhã (15) no Twitter, e presumo que páginas de entretenimento sobre animes em outras redes sociais também já estejam espalhando o assunto desde cedo. É até mesmo natural que a maioria esteja falando sobre isso, pois há anos crescemos acompanhando ou ouvindo falar das consecutivas derrotas do personagem para então, hoje, descobrirmos que ele finalmente venceu. E sua vitória não apenas significa que ele está mais próximo de se tornar o Mestre Pokémon, hoje também estamos falando do “fim de um meme”.
Bem antes do mundo começar a discutir o que eram memes ou da popularização desta expressão, Ash já era uma fábrica de montagens ou comentários que caçoavam de sua reputação. Recordo-me de comprar revistas na adolescência sobre a cultura pop japonesa, e matérias sobre Pokémon quase sempre mencionavam sua fama de perdedor. O advento dos memes só tornou isso mais comum e postagens nas redes sociais eram sinônimo de likes e compartilhamentos. Há pouco tempo, haveria alguém que, sem sombra de dúvidas, acreditaria que Ash venceria a Liga desta vez? Crer que Ash e o Pikachu seriam incapazes foi um ceticismo que logo virou senso comum, afinal, o anime também costumava parecer um loop: o protagonista partia para uma nova região, enfrentava líderes de ginásio, coletava as insígnias, perdia a liga regional, e assim sucessivamente.
Vários virais surgiram e desapareceram na mesma velocidade, mas o meme do Ash permanecia cada vez mais forte na comunidade otaku – junto àquele de que ele nunca cresce. Não era sequer preciso assistir qualquer episódio de Pokémon pra saber que o protagonista era um completo azarado e perdia todas as competições, assim como não se esperava algo de “incomum” acontecer com o anúncio de uma nova temporada; mas especialmente diferente, Pokémon, A Série – Sol e Lua quebrou o curso que a animação tomava, e após longos 22 anos, Ash Ketchum venceu a Liga Pokémon da Região de Alola, no mais recente episódio “Ele nasceu! O vencedor da Liga Alola” (tradução livre), exibido neste domingo (15) na TV japonesa. Sua mais importante vitória em toda a série, já que anteriormente ele até venceu a Liga Laranja e a Batalha da Fronteira, mas essas eram “competições de transição” nas sagas, e não torneios principais. Sem mais spoilers, deixaremos que você assista ao episódio (ainda sem previsão de exibição por aqui) e confira com detalhes tudo o que aconteceu.
Talvez um novo meme do Ash surja, semelhante ao que conhecemos, mas especificamente este e exatamente da forma como era, agora nos dá adeus. Para a felicidade e orgulho de Delia Ketchum (sua mãe), a partir de hoje, ninguém mais pode falar que Ash Ketchum perde todas as ligas.
Quanto ao Ash, é de conhecimento até dos mais desatentos que o personagem almeja se torna um Mestre Pokémon; mas então agora, ele pode ser considerado um? Pelo visto, ainda não, afinal as coisas ocorrem um pouco diferentes no universo dos jogos e do anime. Enquanto nos games, você coleta as insígnias para então enfrentar a Elite dos 4 – os mais poderosos Treinadores Pokémon de cada região – e consequentemente enfrentar o seu campeão, na série animada ocorre o inverso. Ao coletar as insígnias, os treinadores passam por uma liga regional, e o vencedor poderá enfrentar a Elite dos 4 caso queira conquistar o maior posto dos competidores.
Acho que, sabendo disso, já podemos prever quais serão os futuros passos de Ash Ketchum, agora Campeão de Alola, dentro da série. Mas analisando tudo o que ele já passou, talvez vencer a Elite dos 4 e chegar aonde sempre quis estar pode levar mais alguns longos anos… Tomara que não.
Pokémon é um dos produtos nipônicos de maior relevância mundial. A série animada (que tem como base os games lançados para o Game Boy em 1996) conta a história de Ash Ketchum, um aspirante a treinador de Pokémon: monstrinhos poderosos e capturáveis, que podem ser utilizados em torneios de batalhas por todo mundo. Ao lado de Pikachu, seu primeiro Pokémon, Ash inicia a jornada para se tornar um mestre, desbravando regiões, conhecendo novos amigos e enfrentando os planos malignos da Equipe Rocket – uma corporação que sequestra Pokémon poderosos, mas que frequentemente é representada por um trio de vilões atrapalhados.
Na virada de 1999 para o ano 2000 foi febre ao ser exibido no Brasil pela TV Record e Cartoon Network, rendendo álbuns de figurinhas, roupas, CDs, tazos, brinquedos, revistas oficiais e uma infinidade de produtos relacionados. Posteriormente, também teve temporadas exibidas na Rede Globo e RedeTV!, além de ter algumas fases disponíveis na Netflix e Prime Video.
A franquia segue firme nas principais mídias. Atualmente, a fase mais recente do anime, Pokémon Sun & Moon, é exibida no Brasil pelo Cartoon Network e Netflix. Em fevereiro, foram anunciados os jogos Pokémon Sword e Shield para no Nintendo Switch. Em maio estreou nos cinemas o filme Detetive Pikachu, com Ryan Reynolds como voz do personagem título, tornando-se e maior bilheteria de um longa baseado em um game.
Finalmente. E só precisei esperar até ficar adulto pra ver isso.
Isso só mostra o quanto os roteirista de Pokémon são uma lastima, por que não resgatar o Primeape, abordar a mega evolução utilizando o Charizard do Ash, por que não fazer ele utilizar seus pokémon clássicos como Bulbasaur, Squirtle, por que não fazer o Ash campeão junto da Misty e do Brock, essas são coisas que poderiam ter acontecido até o Ash se tornar campeão de uma liga, em uma das piores temporadas do anime e em uma época onde Sol e Lua apresentaram um horrível traço (infelizmente isso fez sucesso no japão), onde a dublagem BR agora é no Rio de Janeiro e não vamos poder ouvir a voz do Fábio Lucindo em um dos seus personagens mais marcantes, uma pena. Resta aguardar a nova temporada ou anime, que não seja esses traços feios e tenha uma história mais madura!!!
Série de Yu-Gi-Oh! supostamente cancelada, e Ash vencendo uma Liga Pokémon?
Fico imaginando se tem dedo da TV Tokyo nisso.
Já tenho minhas dúvidas que isso tenha sido coincidência.
O anime de pokemon é mais para marketing de merchandise e games que qualquer coisa, por isso o anime muda pra uma nova região, para promover brinquedos e jogos da geração.
Fora o Zi-O bagunçando com a cronologia dos Kamen Riders,ou seja desfez o trabalho de Decade……kkkk Off.: Pode ser impressão minha,mas se o Ash não ganhasse alguma liga, corria o risco de perder vários fãs, principalmente agora com a ameaça chamada Fortnite,Minecraft e afins se popularizando….seja como for Pokemon,Digimon,Monster Rancher entraram no limbo,quando meus sobrinhos deixaram de ser crianças e abandonei a tv (aberta e fechada)…..
Monster rancher ficou no limbo mesmo (mas vai ter jogo pra smartphones esse ano) mas Digimon continua lançando animes e games bons, o atual anime é appmon e vai ter Digimon survive mundialmente, fora que mesmo os pesares Digimon tri reascendeu a nostalgia e achei bom e teremos um fim pros digiescolhidos clássicos no novo filme (sério, Digimon adventure [é meu anime favorito mas quero que acabe e não vire um DBSuper ou Pokémon da vida, Tai e cia tem que se aposentar, faz reboot ou remake de adventure mas parem com continuações canônicas)..
Aleluia!!!! será que finalmente também teremos um novo protagonista? seria bom um novo garoto ou garota (mesmo se usar um Pikachu que nunca evolua) querendo ser mestre Pokémon e mostrar o Ash adulto sendo mestre ou aparecer de vez em quando pra auxiliar esse personagem.
Eu também gostava de Digimon, e só comprava os jogos da franquia por causa de meus sobrinhos,depois disso perdi o interesse na franquia….no final de Digimon 02,eles mostram o epílogo dos digiescolhidos, bem como suas famílias….espero que estes novos animes de Digimon detalhe essa passagem de tempo como a derrota do último vilão e essa parte que citei….Off.:DB pra mim terminou em Majin Boo, a GT não gostei e a Super não me empolguei em assistir….agora só quero ver o que vai acontecer em KR (desde 1 ao Build), já que o final de Zi-O, parece que avacalhou com tudo e deixou várias pontas soltas, esperar que a Toei corrija tudo….
Digimon tamers em diante são universos separados do adventuire 01 e 02, o tamers tente ver pelo menos até o 10, o frontier é mais infantil mas ainda melhor que o 02, data squad também consegue ser maduro e até divertido, o xross wars não vi inteiro ainda mas é legal sim mas quem viu muito de Digimon vai entender mais referências.
O Frontier foi o último que assisti, e o Tamers deixou um cliffhanger, ou gancho pra uma possível continuação….Off.: O fato é que Pokemon,Digimon,CDZ,DBZ e afins me lembram da época em que as tvs (canal aberto e fechado) ainda passavam coisas interessantes e divertidas, diferente de hoje, com essa polticagem,fofocaiada,desinformação,oportunistas (jornalistas,artistas,(sub)celebridades) e demais baixarias vis e nojentas que pregam o que é de ruim,negativo e afins…..fora que deixei a tv de vez quando meus pais faleceram, hoje assisto alguns animes via sites como yt e afins….
TV fechada não vale a pena assinar mais, ainda bem que temos a internet!
ate que enfim, espero por isso deis de a epoca que pokemon começou na rede record ate hoje. apos tantas derrotas eu ja tava desistindo de torcer por ele, a ultima derrota dele na liga kalos havia acabado com as minhas esperanças de sua vitoria, mas a vitoria dele em alola com esses traços horriveis de pessima animação amadora nao era o que eu esperava mas o importante é que ele completou sua missao e realizou seu sonho, mas eu queria ver esse momento com a dublagem paulista. mas infelizmente essa bosta de dublagem carioca ja assumiu o controle da serie.
Concordo….só assistia tv a cabo no ano retrasado, porque minha irmã tinha o NET Combo, depois mudou de operadora, só pra ter internet….hj só assistimos serviços de streaming,yt e outros….Off.: Atualmente, estou de olho nos serviços da Amazon,Disney,WB e outros, menos os aqueles que pertencem as emissoras brasileiras como GloboPlay e afins….