Saudações inca-venusianas! (Awika!) Kamen Rider Type-1 surge no primeiro tralier de Kamen Rider Reiwa. Editora JBC divulga detalhes sobre o mangá de Jaspion. Documentário da Netflix aborda sobre a criação e o sucesso de Power Rangers. Tudo isso e muito mais a partir de agora na Coluna do Daileon. Come on, boy!


Tipo-1

Pôster oficial de Reiwa The First Generation | Divulgação

A Toei divulgou o primeiro trailer de Kamen Rider Reiwa The First Generation. Seguindo a tradição dos filmes de inverno da franquia, a trama deverá ser dividida em três arcos: do Rider anterior (Zi-O), do Rider atual (Zero-One) e do encontro de ambos. Isso acontece desde dezembro de 2009 com o filme Kamen Rider × Kamen Rider W & Decade: Movie Taisen 2010.

Surge uma nova Time Jacker chamada Finis que alterou o passado, afetando a capacidade de transformação de Aruto, o que o leva a usar um ForceRiser para se tornar Kamen Rider 001. Kamen Rider Zi-O e sua turma ajudam Aruto a desafiar Soreo Hiden, um HumaGear que se transforma em Kamen Rider Type-1 (Ichigata).

O elenco principal de Kamen Rider Zi-O, formado por Sou Okuno (Sougo Tokiwa/Zi-O), Gaku Oshida (Geiz), Shieri Ohata (Tsukuyomi) e Keisuke Watanabe (Woz) se unem aos astros Fumiya Takahashi (Aruto Hiden/Zero-One), Ryutaro Okada (Isamu Fuwa/Vulcan), Noa Tsurushima (Izu), Hiroe Igeta (Yua Yaiba/Valkyrie), Daisuke Nakagawa (Jin) e Shuya Sunagawa (Horobi), de Kamen Rider Zero-One.

Kamen Rider Reiwa The First Generation estreia nos cinemas do Japão em 21 de dezembro de 2019. Assista ao trailer:

Outras informações sobre o novo filme na Coluna do Daileon#72 e #73.


Ele está voltando!

A Editora JBC realizou o evento Henshin+ neste domingo (17) e aproveitou para revelar os detalhes do mangá nacional O Regresso de Jaspion, que conta com o roteiro de Fábio Yabu e arte por Michel Borges.

A trama se passa após o final de Jaspion, onde as forças do mal despertam através da volta de uma antiga inimiga. Se nada mudar, o lançamento deverá rolar até março de 2020, mês em que a série clássica completa 35 anos de estreia no Japão.

Não deixe de conferir todos os detalhes como preço, formato e sinopse oficial aqui.


Menu da década

Há cerca de uma semana, o restaurante Kamen Rider The Diner lançou um menu de itens especiais de Kamen Rider Decade, para celebrar o seu 10º aniversário. Os pratos são inspirados na maioria dos mundos visitados pelo anti-herói em sua série própria de 2009. O menu limitado estará disponível até o dia 11 de dezembro. Veja as imagens:


Single

O single REALxEYEZ, tema de abertura de Kamen Rider Zero-One executado por J e Takanori Nishikawa, será lançado no Japão em 22 de janeiro de 2020. As versões de TV, a completa e em piano serão incluídas no CD single, além da DX REALxEYEZ Progrise Key que tocará essas versões dessa música.


Chun-Li Ranger

Power Rangers Legacy Wars, game mobile que reúne heróis e vilões de várias temporadas da franquia, foi atualizado neste fim de semana e agora conta com a volta dos personagens de Street Fighter. A atualização surpreendeu o público com a vez de Chun-Li morfar em Chun-Li Ranger através do poder da Blazing Phoenix (Fênix Flamejante). Saiba mais aqui.


Livro de artes

Hiroshi Maruyama (57), ilustrador que criou designs de personagens e de monstros de várias séries Ultraman da era Heisei, além dos vilões Phantoms de Kamen Rider Wizard, lança seu livro de desenhos. Hiroshi Maruyama Tokusatsu Design Works irá revelar mais de mil designs inéditos, com destaques para Ultraman Tiga, Ultraman Nexus e Ultraman Mebius. Os processos de criação de cada personagem serão apresentados no material que será lançado em 25 de novembro, na próxima segunda-feira, por 3,960 ienes. Veja as imagens promocionais:


Ultra HD

A Tsuburaya anunciou nesta quarta (20) o lançamento da nova coletânea de Ultra Q em Blu-ray. Essa não é apenas mais uma caixa. Esse novo material estará com qualidade em 4K Ultra HD. No vídeo acima é possível ver as diferenças entre a antiga versão remasterizada e a atualizada, ambas em preto e branco.

Clássico do distante ano de 1966, Ultra Q foi a primeira série da franquia que deu origem ao clássico Ultraman. Teve apenas 28 episódios que apresentavam o trio Manjome (Kenji Sahara), Ippei Togawa (Yasuhiro Saijou) e Yuriko Edogawa (Hiroko Sakurai) investigando casos como invasões alienígenas e sobrenaturais. Era uma espécie de Além da Imaginação com monstros gigantes. Destaques para os astros Kenji Sahara (Shigeru Kawamura de Rodan!… O Monstro do Espaço) e Hiroko Sakurai (Akiko Fuji de Ultraman).

Nota do colunista: No ano passado, escrevi esse texto sobre Ultra Q, que teve participação do amigo Danilo Modolo do canal TokuDoc.


Novo lote

Divulgação/Scifi Japan

Nesta quinta (21), a Mill Creek anunciou o lançamento americano de O Regresso de Ultraman em Blu-ray. São duas versões: uma é padrão ($19,98) e outra em Steelbook ($39,98). O clássico de 1971 estará à venda nos EUA a partir de 25 de fevereiro de 2020.

Outro lançamento que acontecerá também na terra do Tio Sam é Ultraman Orb: The Origin Saga (2016). A box em BD estará à venda em 11 de fevereiro de 2020 e custará $19,98. Esta série é um prólogo de Ultraman Orb de apenas 12 episódios e que teve exibição exclusiva no Amazon Prime Video japonês.


Rider mook

A editora japonesa Kodansha anunciou novos volumes do mook oficial dos Kamen Riders da era Heisei. Até o final do ano serão lançados volumes de Kamen Rider Drive, Ghost, Ex-Aid, Build e Zi-O. Cada um custa 693 ienes. É bom frisar que as edições anteriores com os outros 15 Riders da era Heisei (de Kuuga ao Gaim) foram lançadas entre 2014 e 2015. Confira as capas:


Super-Homem japonês

Rolou mais um clipe de tokusatsu pelo projeto Anison Lab, dos grandes Ricardo Cruz e Lucas Araújo. O homenageado desta quinta (21) foi o “Super-Homem japonês” dos anos 1980, Machine Man, herói-título de 1984 que foi exibido no Brasil pelas emissoras Bandeirantes e Record nos anos 1990. Escrito por Shotaro Ishinomori, criador da série e mais conhecido pela concepção da franquia Kamen Rider, o tema de abertura era interpretado pelo cantor MoJo (o mesmo de Goggle V, Bicrossers, Battle Fever J, entre outros). Confira no vídeo acima e som na caixa! 😎


Habemus datam!

A Toei divulgou hoje o pôster de Kamen Rider Zi-O NEXT TIME: Geiz, Majesty. A estreia nos cinemas do Japão acontecerá em 28 de fevereiro de 2020. O lançamento em DVD e Blu-ray será em 22 de abril.


É hora de documentar!

Os Power Rangers ganham episódio próprio em Brinquedos que Marcam Época | Divulgação

E é claro que eu não poderia deixar esse assunto de fora, né? A Netflix estreou a terceira temporada da série de documentários Brinquedos que Marcam Época (The Toys That Made Us) e o segundo episódio é justamente sobre Power Rangers. Se você é fã de tokusatsu, independentemente de gostar ou não dos heróis de Alameda dos Anjos, tem a obrigação de assistir.

Lá estão algumas das pessoas envolvidas no processo. O mais legal é que alguns clássicos serviram de referência para introduzir a história do tokusatsu. Quem brilhou um pouco nessa parte foi Kamen Rider, que foi um elo importante da parceria entre a produtora Toei e a fabricante de brinquedos Bandai. A partir disso, foram criadas as primeiras séries Super Sentai. Entre elas, Battle Fever J, que adotou o elemento robô gigante, baseado no sucesso de Spider-Man (a famosa série japonesa do Homem-Aranha).

Tentativas de Stan Lee (in memorian) e de Haim Sabam para adaptar Taiyou Sentai Sun Vulcan e Chodenshi Bioman, respectivamente, nos EUA foram contadas. Incluindo os depoimentos de Margaret Loesch, produtora excecutiva de TV da Marvel (nos anos 1980) e da Fox (nos anos 1990). A oportunidade chegou para a dupla Saban e Loesch após oito anos, em 1993, quando o piloto da adaptação de Kyoryu Sentai Zyuranger para o ocidente foi aprovado (e caiu no gosto das crianças que assistiram em primeira mão, antes de todo mundo). O megasucesso rendeu cerca de 1 bilhão de dólares em vendas de brinquedos para a extinta Saban, a Bandai America e a joint venture Fox Kids naquele mesmo ano e não demorou para o título se tornar uma febre mundial.

Além das referências, o episódio de Brinquedos que Marcam Época endossou tudo o que produtores de conteúdo (incluindo este que vos escreve) já explicaram em sites, blogs e canais no YouTube nos últimos tempos. Ou seja, não tem nada de “cópia”, de “plágio”, “imitação” e nem motivos para odiar uma franquia que continua bastante relevante para o gênero tokusatsu. Algo que era demonizado num passado não muito distante no fandom brasileiro, principalmente em comunidades da extinta rede social Orkut, hoje está documentado com participação dos citados acima, pesquisadores norte-americanos e também por executivos da Toei. E não menos importante, o programa contou com as participações especiais de Walter Jones e David Yost, astros de MMPR que interpretaram Zack/Ranger Preto e Billy/Ranger Azul.

Definitivamente, não tem mais como ficar preso na bolha do achismo. Como disse essa semana em meu blog, você pode até não gostar de Power Rangers, mas deve admitir que a franquia é um sucesso de grande importância para a história do tokusatsu. E os heróis multicoloridos merecem todo o reconhecimento e nosso respeito. E como fã do gênero, me senti representado por esse documentário explicar para os leigos um pouco desse nicho que curto praticamente a vida toda. Se ainda não viu, garanto que você vai querer assistir mais de três vezes. :)


E vamo simbora, meu povo. Muita zoeira nesse fim de semana. Té a próxima edição. See you again!